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Title: Os padrões de uso dos pronomes pessoais àtonos em português europeu: estudo realizado nos anos terminais dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, com propostas de didactização
Authors: Catalão, Maria Florentina Charneca
Advisors: Gonçalves, Fernanda Maria Ribeiro
Keywords: Aquisição
Clíticos
Pronomes pessoais átonos
Ênclise
Próclise
Mesóclise
Produção
Avaliação
Colocação
Uso
Português europeu
Acquisition
Clitics
Atonic personal pronouns
Enclisis
Proclisis
Mesoclisis
Production
Usage
European portuguese
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta investigação tem como principal objectivo contribuir para o estudo da colocação dos pronomes pessoais átonos em PE em contextos de próclise, ênclise e mesóclise. A recolha de dados recaiu sobre sujeitos do 6º e do 9º anos de escolaridade e um grupo de adultos, a quem foram aplicados um teste de produção e um teste de avaliação. Os resultados obtidos foram superiores no teste de avaliação e revelaram que os sujeitos: (i) dominam a ênclise, com alguns problemas nas frases infinitivas; (ii) revelam dificuldades em reconhecer alguns proclisadores, principalmente a conjunção subordinativa causal “porque” e os quantificadores universais “qualquer” e “todos” e (iii) aceitam, mas não produzem o pronome mesoclítico. Quando as produções dos alunos não foram conformes à gramática-alvo, verificou-se a preferência pelo padrão enclítico. Os resultados deste estudo são relevantes para linguistas e professores de língua portuguesa dos 2º e 3º ciclos do ensino básico; ABSTRACT:The main goal of this research is to contribute for the study of clitic placement in E. P. in contexts of mesoclisis, proclisis and enclisis. The collection of data was focused on the results of production and evaluation tests applied to 6th and 9th grade students as well as in a group of adults. The results obtained were better in the evaluation test and showed the following: (i) the subjects master enclisis despite having some problems in infinitive sentences; (ii) they revealed difficulties in recognizing some trigger proclisis mainly the subordinate causal conjunction “porque” (because), and the universal quantifiers “qualquer” (any) and “todos” (all); (iii) the mesoclisis is recognized but not used. It is given preference to the usage of the enclitic pattern whenever the grammar rules aren’t followed. The conclusions drawn from this research are relevant for linguistics, elementary and secondary school teachers.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15325
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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