Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15311

Title: Experiências de aprendizagem, delinquência e mudança de reclusos
Authors: Santos, Joana Isabel Martins dos
Advisors: Grácio, Maria Luísa Fonseca
Keywords: Aprendizagem
Mudança
Delinquência
Fenomenografia
Reclusos
Learning
Change
Delinquency
Fenomenography
Inmate
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A delinquência é um comportamento que remete para uma realidade multidimensional, multideterminada e com diversas manifestações encontrando-se de alguma forma ligada a aprendizagens realizadas. O estudo apresentado foca-se na descrição de reclusos sobre as várias facetas do aprender, da delinquência e da sua possível relação. Pretendemos identificar a importância que os reclusos (primários e reincidentes) atribuem às suas aprendizagens pessoais, sociais e académicas e às experiências a elas associadas, compreendendo em que medida os seus comportamentos delinquentes são por si conceptualizados como algo relacionado com as aprendizagens realizadas ao longo da sua vida. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas e tratados, a posteriori, qualitativa e quantitativamente. Os resultados sugerem que os reclusos primários concebem a aprendizagem maioritariamente como um processo instrumental, e positivo, enquanto que os reclusos reincidentes a concebem, para além de um processo instrumental, como algo que implica uma mudança pessoal. A delinquência é vista maioritariamente por ambos os grupos como um acto que infringe as leis. A relação entre delinquência e aprendizagem é referida por ambos os grupos de participantes como existente. Os dados obtidos apresentam implicações para a prevenção de comportamentos delinquentes; ABSTRACT: Delinquency is a behavior that involves a multidimensional and multidetermined reality, with several manifestations, being connected, somewhat to several learning. This study focuses in the description of inmates about learning, delinquency and their possible relationships. We aim to identify the importance that inmates (first-time and recurrent) give to their personal, social and academic learning, as also as the experience that results from it, understanding in which way their delinquent behavior is conceptualized as something connected with learning through life. Data was obtained through semi-structured interviews and treated, afterwards, qualitatively and quantitatively. Results suggest that first-time inmates conceive learning, especially as an instrumental process, a positive one, while recurrent inmates conceive it as, besides an instrumental process, something that implies a personal change. Delinquency is mainly seen as an act that goes against laws. The relationship between delinquency and learning is referred to as an existing one by both groups. This data has implications for the prevention of delinquent behavior
URI: http://hdl.handle.net/10174/15311
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação_com alterações.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois