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http://hdl.handle.net/10174/15296
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Title: | Database marketing como ferramenta de suporte às políticas de CRM na área da distribuição alimentar |
Authors: | Girão, Pedro Miguel Dinis |
Advisors: | Silvério, Marta da Conceição Cruz |
Keywords: | Database marketing Distribuição alimentar CRM Database marketing Retail food CRM |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Nos dias que correm, é de capital importância para as organizações, centrar o conhecimento organizacional e, desta forma, as suas competências centrais nos fatores críticos de sucesso do negócio onde estão a atuar.
O processo de Database Marketing tem vindo a ter uma aplicação crescente no suporte às decisões em diversas organizações da nossa sociedade. De facto, este pode ser aplicado numa grande diversidade de contextos. O trabalho agora proposto tem por objetivo descrever a importância do Database Marketing na construção do conhecimento organizacional na área da distribuição alimentar, nomeadamente no suporte as políticas de marketing relacional.
No âmbito deste trabalho, será apresentado a aplicação de um processo de Database Marketing na área da distribuição alimentar.
O trabalho desenvolvido na extração de conhecimento, tendo por base técnicas de estatística descritiva implementadas com recurso a técnicas de Structured Query Language, revelou que a utilização destas, permite extrair informação e conhecimento capazes de alimentar, quer processos estratégicos, quer processos operacionais, na área da distribuição alimentar. Desta forma, as organizações podem, com poucos recursos, implementar processos de Database Marketing sem terem de recorrer a investimentos avultados, tanto na aquisição de programas sofisticados de Database Marketing, como na contratação dos serviços de empresas especializadas na implementação destes processos; ABSTRACT: In today’s world, it is crucial for organizations to center organizational knowledge and thus, their core capacities on the critical success factors of their business.
The Database Marketing process has increased its applications in decision-making in various organizations of our society. In fact, it can be applied in various contexts. The aim of this paper is to describe the importance of Database Marketing in forming organizational knowledge in the food distribution sector, namely as a support to relationship marketing policies.
This study, will propound a database structure to support a Database Marketing process in the food distribution sector.
The work developed on the extraction of knowledge, based on descriptive statistical techniques implemented using Structured Query Language techniques, revealed that the use of these, allows you to extract information and knowledge capable of feeding both strategic and operational processes in the food distribution area. Thus, organizations can, with few resources, implement Database Marketing processes without having to resort to large investments in the acquisition of sophisticated Database Marketing programs or the contracting of companies specialized in the implementation of these processes. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15296 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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