Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15258

Title: Da educação pré escolar ao1º ano do 1º ciclo do ensino básico : um estudo sobre uma sequencialidade educativa necessária
Authors: David, Maria Margarida Lagarto Horta
Advisors: Neto, António José Santos
Keywords: Educação
Aprendizagem
Desenvolvimento
Orientações escolares
Competências
Education
Apprenticeship
Development
Curricular orientations
Competence
Issue Date: Jul-2003
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo evidencia a intenção e interesse em pesquisar no contexto educativo actual, tendo por base um determinado conjunto de diplomas de orientação das práticas educativas que gizam a educação dos nossos dias. O trabalho de investigação desenvolvido teve como pressuposto nuclear a convicção de que a educação é um fenómeno complexo que, para além de outras, mobiliza características sociológicas, psicológicas e epistemológicas. É, além disso, um fenómeno social porque se destina à população humana e faz parte do processo de socialização de qualquer indivíduo. O estudo visou, em concreto, proporcionar uma análise sustentada sobre a continuidade educativa e metodológica entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se, nomeadamente, questionar teórica e empiricamente, a interacção e a articulação entre as duas primeiras etapas da Educação Básica, com o objectivo de analisar as expectativas e as opiniões dos docentes sobre os dois documentos pedagógicos que as suportam e orientam, nomeadamente as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Competências Essenciais para o Ensino Básico. Em síntese, pareceu importante averiguar se existe convergência nas condições existentes entre os docentes e os suportes actuais para a promoção da sequencialidade educativa, sem, contudo, deixar de salvaguardar a especificidade de cada um dos subsisternas educativos em apreço. Após a construção de um quadro teórico e conceptual de referência, foi, para o efeito, desenhada a intervenção. A técnica de recolha de dados utilizada no estudo foi, assim, suportada pelo recurso a fontes documentais oficiais e de opinião. Para tal, foram desenhadas, produzidas e validadas duas versões de um questionário, utilizados na recolha de opiniões, representações é expectativas dos dois grupos de sujeitos inquiridos, educadores de infância, por um lado, e professores do 1º ciclo do ensino básico, por outro. A metodologia de análise de dados escolhida teve por base a complementaridade entre técnicas quantitativas e qualitativas. Procurou-se, desse modo, elucidar em que medida é que os documentos antes referidos contribuem ou têm relevância efectiva para uma maior qualidade pedagógica/educativa, ou seja, se se reflectem positivamente nas aprendizagens dos alunos e no seu processo de formação. Os resultados permitiram, no final, destacar que, efectivamente, aqueles dois documentos estruturantes dos dois níveis de educação e ensino contribuem, de certo modo, para promover a sequencialidade educativa, indiciando também a existência de práticas educativas/pedagógicas que para ela concorrem. /*** Abstract - The present study shows the intention and interest in searching, in terms of methodology and didactics, in the present educational context, based on a set of diplomas which, nowadays, orientate the educational practice of our education. The work developed had, as nuclear presupposition, the conviction that the Education is a complex phenomenon that, among others, deals with social and physiological characteristics. Besides that, it's a social phenomenon because it aims the human population and it's part of the process of socialization of any individual. The aim of this study is, in short, to give origin to a deep reflection concerning the educative and methodological continuity between the preschooling education and the 1st grade. The intention was to question the interaction and the articulation existing between the two first steps of compulsory education, with the goal of analyzing the expectations and the opinions of the teachers about the two pedagogical documents which support and orientate them, namely the curricular orientations for pre-schooling education and competency-based (essential abilities) of compulsory education. IL also seemed important to search if there is a convergence between the conditions existing among teachers, and the actual means to possible connections, nevertheless, without saving the specificity of each educational subsystem in analysis. After the elaboration of a theoretic and conceptual, board of reference, it was drawn the intervention. Thus, the technique used to gather the information for this study was, to turn to official sources and opinions. So, there were drawn, produced and ratified the two versions of the questionnaire, instrument used in the collecting of the opinions, representations and expectations of the two groups of individuals inquired. The method of investigation used to analyse the information is a complement process, having being used, optionally, quantitative and qualitative techniques. We bet, thus, in a work that would lead us to know, more deeply, the two realities in study, trying to make clear how much those documents contribute or have effective relevance to a higher pedagogical/educative quality, that is, if they reflect themselves positively, in the apprenticeship of the students or in their process of learning. In the and, the results allowed us to tell of that, effectively, the documents of support of the two levels of education contribute, in a certain way, to promote the educational sequence. The results also showed that the existing educational/pedagogical practices contribute, notoriously, as far as the teachers questioned are concerned, to the educational sequence.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15258
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria Margarida Lagarto Horta David - Tese de Mestrado - 143 815.pdf34.07 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois