|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15254
|
Title: | O ambiente virtual de e-learning: eficácia para a formação profissional em contexto organizacional |
Authors: | Cacito, Luís Alberto Guerreiro da Conceição |
Advisors: | Caldeira, Mário |
Keywords: | Ambiente virtual e-Learning Formação profissional |
Issue Date: | 2001 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Nesta dissertação estuda-se a eficácia, na perspectiva da aprendizagem, do Ambiente Virtual de e-Learning, vocacionado para o método de ensino assistido a distância, na formação dos profissionais de uma organização em que os conhecimentos acerca de Tecnologias de Informação e Comunicação são preponderantes. Complementarmente, identificam-se também as principais possibilidades e funcionalidades de um ambiente do referido género. Caracteriza-se o Sistema de e-Learning, através dos seus componentes, e identificam-se os determinantes e medidas da eficácia do Ambiente Virtual de e-Learning, enquanto componente do mesmo. Por um lado, Conteúdos e Materiais, Formador e Formando, Tecnologias (em especial, o AVe-L) e os processos de ensino-aprendizagem e de Avaliação apresentam-se como os principais componentes de qualquer sistema de e-Learning. Por outro, o aluno, o instrutor, o modelo de ensino-aprendizagem, a tecnologia, o controlo do processo de aprendizagem pelo aluno, o conteúdo e a interacção apresentam-se como os principais factores determinantes da eficácia de um AVe-L, que pode ser medida através do desempenho e satisfação do formando. Recorre-se ao caso de uma organização que utiliza o e-Learning, na modalidade de ensino assistido a distância, como forma de formação dos seus profissionais, recorrendo a um AVe-L de sua patente adequado para esse efeito. Para essa organização é determinante que os seus profissionais actualizem constantemente os seus conhecimentos acerca das TIC. Conclui-se pela razoabilidade "versus" não excelência da dita eficácia e propõem-se sugestões para a melhoria da mesma via melhoria do método de ensino-aprendizagem e das capacidades do AVe-L. Por fim, propõe-se um modelo de investigação da eficácia de um AVe-L.
/***Abstract - This thesis studies the effectiveness of a virtual e-Learning environment directed to distance assisted study method, taking the learning perspective in the professional education, where the information and communication technologies knowledge is very important. It also identifies the main capabilities and functionalities of this environment kind. It characterizes the e-Learning system through their components and identifies the determinant and measures of virtual e-Learning environment effectiveness. In a way, content and material, instructor and student, technology and the teaching-leaning and evaluation processes are the main components of any e-Learning system. By the other way, the student, the instructor, the teaching learning model, the technology, the student learning control process, the content and the interaction are the main factors of virtual e-Learning environment effectiveness that can be measure through the student performance and satisfaction. It takes the case of an organization that uses the e-Learning (directed to distance assisted study) to educate their professionals, using a virtual e-Learning environment. To this organization is extremely important that their professionals actualize constantly the information and communication technologies knowledge. It concludes that the effectiveness is satisfactory, but is not excellent. It gives suggestions to improve the teaching-leaning method and the virtual e-Learning environment capabilities. In the end, it proposes a virtual e-Learning environment effectiveness investigation framework. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15254 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|