Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15204
|
Title: | Caracterização do trabalho experimental realizado no ensino secundário e estudo da importância do mesmo na aprendizagem da química |
Authors: | Esteves, Maria de Lurdes Azevedo e Silva da Cruz |
Advisors: | Figueiredo, Margarida do Rosário Domingos Terraço Vicente, Henrique Agostinho de Oliveira Moiteiro |
Keywords: | Trabalho experimental Aulas experimentais Aprendizagem Química Experimental work Experimental classes Learning Chemistry |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Neste estudo pretende caracterizar-se o trabalho experimental realizado no ensino
secundário, no âmbito do ensino da Química e estudar qual a influência que a sua
realização exerce na motivação dos alunos para o estudo da disciplina.
Este estudo foi efectuado com professores que leccionaram a disciplina de Física e
Química A, e alunos que frequentaram esta disciplina no 10º e 11º ano, no ano lectivo
2008/2009. Foi alargado a Escolas, públicas e privadas, de várias regiões, com o intuito
de obter um maior leque de resultados e de estudar eventuais diferenças.
No que respeita ao 10º ano faz-se a comparação entre a opinião dos alunos que tiveram
aulas experimentais no 3º Ciclo, e a daqueles que não tiveram, ficando desse modo a
conhecer a perspectiva que os próprios alunos têm sobre se esse trabalho foi, ou não,
importante no desenvolvimento da sua aprendizagem no âmbito da Química; ABSTRACT:This work intends to characterize the chemical experimental work carried out in
Secondary schools, and to study its importance in the motivation of the students in the
learning of Chemistry.
This study comprises teachers who taught Physics and Chemistry A, and students who
attended this subject in their 10th or 11th grade, during the year of 2008/2009. Public
and private schools from different regions were included in this study, in order to
achieve a wider range of results and have the possibility to analyze the differences.
A comparison of opinions was made amongst 10th grade students that had and didn’t
have experimental classes in previous grade, and those that had not. Thus, it was
possible to know the opinions of students about the importance of experimental work in
their Chemistry learning. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15204 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|