Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15190

Title: Gestão do conhecimento: novo paradigma das organizações
Authors: Fialho, Cândido J. Falé
Advisors: Serrano, António
Keywords: Gestão do conhecimento
Criação do conhecimento
Conhecimento organizacional
Capital intelectual
Tecnologia e sistemas de informação
Klowledge management
Creation of knowledge
Organizational knowledge
Intellectual capital
Tecnologies and information systems
Issue Date: 2002
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Os novos tempos, marcados pela globalização, turbulência e competitividade, apelam a uma nova concepção da economia, exigem novos paradigmas organizacionais e conduzem-nos à era da informação e da gestão do conhecimento. O conhecimento transformou-se no factor estratégico do sucesso organizacional. As organizações necessitam de competências para a promoção do conhecimento e de vantagens competitivas de novas práticas de gestão e de organização do trabalho associadas a processos individuais e colectivos de criação, partilha e disseminação de conhecimento, aprendizagem e inovação. Neste contexto, o estudo destaca as características que moldam a sociedade da informação e do conhecimento, a importância do conhecimento como recurso económico para as organizações e para os países, os processos individuais e colectivos relacionados com a importância do conhecimento tácito e da intuição, a criação, disseminação e uso do conhecimento no seio das organizações, o novo contexto de trabalho e a acção dos agentes do conhecimento, o papel da cultura organizacional e dos sistemas de informação e tecnologias emergentes e, por último, sintetiza algumas práticas e princípios de gestão do conhecimento. O presente estudo identifica, de forma exploratória, e no contexto das Pequenas e Médias Empresas do Alentejo, com o Estatuto de Excelência, as práticas de gestão do conhecimento e o nível efectivo de aproveitamento do conhecimento pessoal e profissional no ambiente organizacional. Assim, e para o grupo de organizações estudadas, foram analisados e são apresentados, entre outros, os seguintes resultados: sensibilidade para a gestão do conhecimento, benefícios e dificuldades da gestão do conhecimento, tipos de conhecimento e suportes utilizados, tecnologias utilizadas e de suporte à gestão do conhecimento, iniciativas e projectos existentes nesta área, conhecimento organizacional procurado e perfil do conhecimento profissional existente, factores inibidores e facilitadores do uso do conhecimento, iniciativas para aproximar o conhecimento existente e procurado e factores estimuladores da gestão e uso do conhecimento organizacional. / **** Abstract - The new era, marked by globalization, turbulence and competitiveness, calls for a new conception of economy, demands new organizational paradigms-and directs us to the epoch of information and knowledge management. Knowledge has transformed itself into the strategic factor for organizational success. Organizations need competency for the promotion of knowledge and competitive advantages, new practices of the management and organization of work, associated to the individual and collective processes of creation, share and dissemination of knowledge, learning and innovation. In this context, the study emphasizes the characteristics which mould the information and knowledge society, the importance of knowledge as an economic resource for countries and organizations, collective and individual processes related to the importance of tacit knowledge and intuition, the creation, dissemination and use of the knowledge within the organizations, the new context of work and the actions of knowledge's agents, the role of the organizational culture and of emerging information systems and technologies, and lastly, the study synthesizes some practices and principles of knowledge management. The present study identifies, in an exploratory manner, and in the context of the "Pequenas e Médias Empresas" of the Alentejo, with the Status of Excellency, the practices of knowledge management and the effective level of exploitation of the personal and professional knowledge in the organizational environment. Thus, and for the group of organizations studied, the following results, amongst others, were analyzed and presented: sensitivity for knowledge management, the benefits and difficulties of knowledge management, types of knowledge and support structures used, technologies employed and auxiliary to knowledge management, projects and initiatives existent in this area, the organizational knowledge searched and the profile of existing professional knowledge, restricting and facilitators factors to the use of knowledge, initiatives to approach the existing and searched knowledge and factors stimulating the management and use of organizational knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15190
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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