Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15153

Title: A necessidade de formação e desenvolvimento de competências profissionais dos professores do ensino secundário na Giné-Bissau
Authors: Barros, Ayrson Yasser
Advisors: Jorge, Fátima
Neves, Arminda
Keywords: Educação
Formação dos professores
Competências
Desenvolvimento profissional e Guiné Bissau
Education
Teacher training
Competencies
Professional skills development and Guine Bissau
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A virada do século foi profundamente marcada pelas mudanças significativas de várias ordens que resulta num processo de reestruturação organizacional e produtiva. O conhecimento passou a ser um factor determinante na demarcação da estratégia competitiva das organizações, a educação elevou a sua importância neste contexto aumentando a responsabilidade e desafios da escola, de não se preocupar somente com o ensino e formação em geral, mas também, com a formação especializada e tecnológica. Assim, o presente estudo analisa, no primeiro momento, as necessidades de formação sentidas e desejadas pelos professores do ensino secundário na Guiné-Bissau, dentro do contexto da actual precariedade socioeducativa do Pais. Num segundo momento, o estudo procura, com base na teoria, desenvolver a temática das competências profissional dos professores, especificamente no domínio de saberes (saber-fazer, saber-ser e saber-estar), no contexto educativo. Por fim, com base na análise do diagnóstico feito no terreno, procura-se dar alguns contributos para um modelo estratégico de formação dos professores, baseado na realidade educacional existente, privilegiando o desenvolvimento de competências profissionais dos docentes, capazes de influenciar, no futuro, uma boa qualidade educacional, centrado no desenvolvimento qualitativo dos recursos humanos da Guiné-Bissau; ABSTRACT: The turn of the century was profoundly marked by several significant changes, resulting particularly in a productive organizational restructuring process. Knowledge has come to play a key role in defining the competitive strategy of organizations. Education reinforces its importance in this context increasing the school responsibility and challenges concerned not only with education and general training but also with specialized and technological training. Thus, the present study analyses at first the training needs felt and desired by secondary school teachers in Guinea-Bissau in the context of this country current social and educational precarious situation. Secondly, based on the theory, this study seeks to develop the theme of teacher competencies and professional skills specifically in the field of knowledge (know-how, know-be and know-being) in educational context. Finally, based on the diagnostic analysis done on the ground, are given some contributions to a strategic model of teacher training based on the existing educational reality favouring the development of teacher professional skills that can influence a good quality education focused on the qualitative development of human resources in Guinea-Bissau in the future.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15153
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ANEXO 9 - Frequência das Respostas.pdf135.96 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO 8 - Distribuição das Escolas por Regiões.pdf229.32 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO 7 - Professores Zonas Libertadas FURTADO.pdf239.1 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO 6 - Distribuição dos Professores UNESCO.pdf331.53 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO 5 - Organização do Sistema Educativo.pdf472.1 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 4 - Transcrição das Entrevistas.pdf219.82 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO 3 - Guião de Entrevistas.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open
Tese Final.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open
ANEXO 2 - Questionário Utilizado.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open
ANEXO 1 - Pedido de Autorização.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open
ÍNDICE GERAL.pdf193.88 kBAdobe PDFView/Open
Capa da Tese.pdf136.46 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois