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http://hdl.handle.net/10174/15132
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Title: | Branding territorial - a definição de um sistema de marcas para Abrantes |
Authors: | Batista, Graça Maria Veiga |
Advisors: | Silvério, Marta Mateus, Américo |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Em Portugal é crescente a importância que se tem vindo a dar à aplicação das técnicas de
marketing nas cidades, reflectindo-se em novos comportamentos de quem tem a responsabilidade
na sua gestão, com a aplicação de novas políticas, tornando as cidades em territórios mais
competitivos e dando prioridade a acções de cidadania e coesão social, ambientais e de qualidade
de vida.
A aplicação das técnicas de marketing numa gestão de cidade é resultado de uma
constante competição entre os lugares para atrair investidores, turistas ou residentes. E é nesse
contexto que surge a marca enquanto potenciador do desenvolvimento dos lugares.
Mas um lugar não tem apenas potencial quando tem uma boa localização, um bom clima ou
excelentes recursos naturais, é preciso ter também em conta as suas competências humanas.
Por isso, abordamos a marca, a sua identidade competitiva e posicionamento enquanto
factores de valorização e marcador de diferencial, num trabalho que aponta o marketing territorial
e as suas variáveis como factores determinantes para o sucesso das cidades e em particular a de
Abrantes, abrindo espaço a novas ideias, com a participação dos agentes locais, num conceito
que aposta na cidade enquanto produto de marketing.
Um trabalho de estudo da cidade de Abrantes com a aplicação da metodologia Ideas
(R)evolution que inicia um processo de geração de ideias criativas através de uma estratégia que
se propõe inovadora para o território de Abrantes, tornando-a numa cidade mais autêntica, com
mais significado e com um sentido diferenciador; ABSTRACT: In Portugal there is a growing importance has been given to the application of marketing
techniques in the cities, reflected in new behaviors from those who have the responsibility in its
management with the implementation of new policies, making cities more competitive in territories
and giving priority to actions of citizenship and social cohesion, environmental and quality of life.
The application of marketing techniques in city management is the result of a constant
competition between places to attract investors, tourists or residents. It is in this context that the
brand development as potential places.
But one place not only has potential when you have a good location, good climate and excellent
natural resources, we must also take into account their human skills.
Therefore, we addressed the brand, its identity and competitive positioning as factors in
recovery and differential marker in a work that points the territorial marketing and its variables as
determining factors for the success of cities and in particular that of Abrantes, making room to new
ideas, with the participation of local stakeholders, a concept that focuses on the city as a product
marketing.
A survey work from Abrantes town with the application of the methodology Ideas(R)evolution
that starts a process of generating creative ideas through an innovative strategy that proposes to
the territory of Abrantes, making it a more authentic city, with more meaning and a sense of
differentiation. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15132 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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