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Title: Comércio tradicional VS novas formas de comércio: o caso da cidade de Évora
Authors: Morais, Paulo Alexandre Gonçalves
Advisors: Serrano, Maria Manuel Renga Capelão
Keywords: Comércio tradicional
Novas formas de comércio
Recursos humanos
Traditional trade
New forms of trade
Human resources
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O Comércio continua a ser uma atividade económica importante no seio de qualquer sociedade. A cidade de Évora, à semelhança de outras, com centros históricos classificados, tem desenvolvido alguma discussão em torno do que acontecerá ao comércio tradicional com a ocupação dos espaços de maior dimensão e potencialidade pelos empresários orientais. Esta nova forma de comércio levanta alguns constrangimentos a nível do desenvolvimento sustentável, da empregabilidade, da modernização e da requalificação do tecido empresarial eborense. No caso de Évora, pouco se sabe sobre o que pensam os empresários do comércio a retalho tradicional, quais as suas perspectivas presentes e futuras para o desenvolvimento dos negócios e de que forma gerem a concorrência. Pretende-se, perceber quais as diferenças a nível do empresário, dos estabelecimentos e dos Recursos Humanos entre os agentes do comércio tradicional e das novas formas de comércio, caso especifico do comércio de produtos de origem asiática. Para o efeito, a metodologia seguida consiste num estudo correlacional e numa abordagem quantitativa, privilegiando a técnica do inquérito por questionário como ferramenta de recolha de dados junto dos atores representativos de cada tipo de comércio a retalho; ABSTRACT:Trade remains an important economic activity within any society. In Évora, and in others cities with classified historic centers, had been discussed the future role of traditional trade due to the growing number of Asian stores. This new form of trade raises some constraints in terms of sustainable development, employability, modernization and upgrading of the business in Évora. In Évora the knowledge about what traditional entrepreneurs think, their present and future perspectives for the development of business and how to manage competition, is very reduced. The aim is to understand what are the differences between the entrepreneurs, the stores and the human resources in traditional trade and in new forms of trade. Specifically, will be evaluated the image that Asian entrepreneurs had of the traditional entrepreneur and vice versa, and the perception both have about them position in competitive market. For this purpose, the methodology was based in an correlational study, with a quantitative approach and supported by the questionnaire in the collecting of data.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15114
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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