|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15103
|
Title: | A Internet como instrumento de pesquisa de informação: contributos para o trabalho de projecto na educação |
Authors: | Santa, Luís Filipe Mexia silva |
Advisors: | Chagas, Maria Isabel Seixas da Cunha |
Keywords: | Internet Educação em ciência Trabalho de projecto |
Issue Date: | Sep-2001 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Com a presente investigação, pretendeu-se, fundamentalmente, compreender o que acontece quando se introduz a Internet, enquanto instrumento de pesquisa de informação, no processo ensino/aprendizagem, através de uma metodologia de trabalho de projecto (na organização da aula, nas interacções entre os intervenientes, nos alunos, nos professores, nos recursos, nos trabalhos produzidos e no processo de produção destes). Desta forma, depois de analisados os resultados de um estudo piloto prévio, solicitou-se a alunos de uma turma de 10.°ano, de uma Escola Secundária do Centro de Área Educativa do Alentejo Central que, aplicando a metodologia de trabalho de projecto e em grupo cooperativo, desenvolvessem trabalhos, tendo por base pesquisas efectuadas na Internet, relativos aos temas Planetologia e Enzimas. Como principais técnicas de recolha de dados utilizaram-se a observação de aulas em que os alunos pesquisaram a informação para o desenvolvimento dos seus projectos, a análise dos trabalhos resultantes dos projectos desenvolvidos e entrevistas aos alunos alvo do estudo principal. Entrevistou-se, também, a professora da turma, um dos professores de informática e um dos membros do executivo da Escola. A análise dos dados consistiu, basicamente, na análise de conteúdo das descrições das aulas, dos trabalhos e das transcrições das entrevistas. As conclusões obtidas apontam para o facto de a Internet (integrada no trabalho de projecto) constituir para os alunos um atraente instrumento de pesquisa de informação, caracterizada por ser vasta, actualizada e relevante. A sua utilização altera significativamente os parâmetros, objecto da investigação. De entre as alterações verificadas destacam-se o desenvolvimento de capacidades de selecção e processamento de informação, o aumento da motivação dos alunos, e os papéis desempenhados pelos diferentes intervenientes na sala de aula. Identificaram-se as ideias e as atitudes dos alunos em relação à utilização educativa da Internet e à metodologia de trabalho de projecto. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15103 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|