Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15064

Title: A adequabilidade do ensino superior politécnico ao mercado de trabalho: o caso da Escola Superior Agrária de Santarém
Authors: Almeirão, António Oliveira Louro
Advisors: Figueira, Eduardo Álvaro do Carmo
Keywords: Ensino Superior Politécnico
Escola Agrícola de Santarém
Mercado de trabalho
Santarém, Santarém (Portugal)
Issue Date: 2001
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo pretende contribuir para apreciar a participação da Escola Superior Agrária de Santarém no mercado de trabalho, através da análise da aceitabilidade dos seus diplomados, da tipologia de emprego, das expectativas satisfação profissional, das eventuais dificuldades que se lhes depararam na transição do meio académico para o meio profissional e, principalmente, da adequabilidade das funções desempenhadas com as qualificações adquiridas. Pretendeu-se ainda aquilatar o acerto dos normativos legais e estudos que estiveram na base da implantação do ensino superior politécnico, visando dotar país com profissionais de perfil intermédio, possuidores de formação vincadamente técnica e profissionalizante, susceptível de maior aproximação ao "mundo do trabalho" e ao "saber fazer", no sentido de se saber, no caso dos diplomados da ESAS, se tal anseio se mostrou adequado. O primeira momento do presente estudo, permitiu-nos operacionalizar conceitos, estruturar e objectivar com mais minúcia as dimensões do problema, tendo consistido principalmente na análise documental, revisão bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas aos membros dos Órgãos de Gestão, Presidente Vice-presidente do Conselho Científico e representantes da comunidade empresarial regional que integram o Conselho Consultivo da ESAS em representação dos Cursos leccionados nesta Escola. No segundo momento, foram inquiridos os diplomados pela ESAS entre os anos lectivos de 1983/84 (primeiro grupo de bacharéis) e 1997/98, através de um questionário enviado via postal aos 989 sujeitos envolvidos, abrangendo todos os Cursos com existência de diplomados. A escolha desta estratégia, teve como finalidade recolher informação por parte de quem "idealizou" e ministra a formação, de quem emprega e a testa na prática, e de quem recebeu essa mesma formação. Os dados da amostra constituída por 436 respondentes (44%) da população inquirida, após submetidos a análise estatística, indiciam que a integração no mercado de trabalho destes diplomados processou-se de forma célere (82.2% em menos de um ano); a taxa de desemprego (5.7%) registou valores inferiores à média nacional para este grupo etário; quase dois terços dos inquiridos (63.8%) declararam adequabilidade das funções desempenhadas face às qualificações adquiridas na ESAS; mais de metade (52.5%), declararam que não sentiram dificuldades na transição do meio académico para o meio profissional, e dois terços (66.7%) responderam que tiveram facilidade em arranjar emprego, não se tendo verificado assimetrias relevantes entre os diplomados das três áreas científicas em que os Cursos se situam. Concluiu-se assim, face à análise dos dados, a existência de adequabilidade de funções entre as tarefas desempenhadas e as qualificações adquiridas na escola, para a maioria dos inquiridos. No que respeita à apreciação da formação ministrada pela Escola Superior Agrária de Santarém, as respostas fornecidas pelos inquiridos evidenciaram também por larga maioria, a boa preparação que o Curso lhes deu para a integração profissional. Relativamente a este aspecto, será de assinalar a convergência das percentagens de respostas favoráveis registadas nas três áreas em que se situam os Cursos – Produção Agrícola (83.3%), Produção Animal (82.8%) e Agro-alimentar (82.9%), o que permite concluir que a formação ministrada se processa com bastante homogeneidade qualitativa a nível das três áreas científicas, tão distintas entre si. *** Abstract - This study aims at contributing for the evaluation of the ESAS in the job market, through analyzing the acceptability of its graduates; their expectations and job satisfaction; the job types and careers; the occasional difficulties they are likely to encounter when they leave the academical world and enter the work world and, above all, the adequacy of the tasks they will perform with their degrees. On the other hand, it was also our purpose to test the regulations and studies that were the roots for the establishment and further development of the Polytechnic Schools; these ones, particularly the ESAS, have been providing the country with a large array of highly skilled technicians in such areas as Food Processing Agricultural Production and Animal Production, to which extent are they suited to the work world? The first part of this study allowed us to rationalize concepts and structure these issues thoroughly; it consists, mainly, of the analyzing documents and bibliography and also of interviewing both the Board of Directors, the Headmasters and the Scientific Council and the CEOs of the companies which are Counsellors of the ESAS, on behalf of the courses supplied by this School. In what concerns the second part, we enquired the first group of graduates by ESAS in the school year of 1983/1984, and in the school year of 1997/98, all the 987 graduates, comprising all the courses, were asked to fill in an inquiry. This analytic strategy was chosen as the most appropriate means in order to gather information from those who train (the professors); those who employ (the employers) and those who benefit from the training (the trainees). The data of the sample (436 trainees — 44% of all those who were asked to reply), after being statistically analyzed, revealed that: Almost 2/3 of the respondents showed adequacy between the qualifications acquired and the tasks performed, more than a half (52.5%) declared that they felt no difficulties in the transition from the academic world to the work world and 213 (66.7%) answered that it had been easy for them to find a job, as no relevant differences arose among graduates of the three scientific areas of the courses of ESAS. Thus, according to the final results and for most of the respondents, there is adequacy between the qualifications and the tasks performed. As for the evaluation of ESAS, the answers showed, undoubtedly, that the degree is appropriate for a good job performance. We must emphasize the convergence of favorable answers in the three scientific areas of the courses: Agricultural Production (83.3%), Animal Production (82.8) and Food Processing (82.9%), which denotes a high quality training in all the scientific areas, however differentiated they may be.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15064
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
António Oliveira Louro almeirão - Tese de Mestrado - 132 590.pdf76.83 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois