Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15030

Title: O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira
Authors: Araújo, Marcilene do Carmo
Advisors: Costa, Paulo Jaime Lampreia
Keywords: Ensino e aprendizagem
Escola pública
Língua estrangeira
Motivação discente
Teaching and learning
Public school
Foreign language
Student motivation
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O estudo trata do processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira no contexto de uma escola pública da rede estadual de ensino. Tem como objetivo avaliar as estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira no ensino médio dessa escola, no município de Salvaterra, Estado do Pará. Traz como metodologia uma pesquisa de campo, de natureza quantitativa e qualitativa, na qual emprega observações e questionários como técnicas para a coleta dos referidos dados. Para tanto, tem como sujeitos da pesquisa os discentes que cursam os primeiros, segundos e terceiros Anos do Ensino Médio, da faixa etária entre 13 e 35 anos, bem como os docentes das citadas turmas da escola pesquisada. A pesquisa de campo foi realizada entre março e junho de 2010. Os resultados apontam por parte dos discentes, a relevância da aprendizagem de língua estrangeira no Ensino Médio, pois quanto mais motivado o aluno está para aprender uma língua estrangeira, mais procura conhecer e se aproximar da realidade da comunidade de falantes, dependendo da formação cultural. Já, pelos docentes, a realidade se apresenta por meio de suas experiências em sala de aula, aliada à falta de estrutura e diferenças entre as turmas, quanto ao desenvolvimento da aprendizagem e à motivação para aprender línguas; ABSTRACT:The study deals with the process of teaching and learning of foreign languages in the context of a public school in the state schools. Aims to evaluate the strategies used in teaching and learning of foreign language in high school this school in the municipality of Salvaterra, State of Pará. Has as a field research methodology, quantitative and qualitative, which employs observations and techniques such as questionnaires to collect these data. To do so, is the research subjects the students who attend the first, second and third years of high school, the age group between 13 and 35 years, as well as teachers of the said classes in the school field. The field research was conducted between March and June 2010. The results show by the students, the relevance of learning foreign language in high school, for the more motivated the student is to learn a foreign language, seeks to know more and get closer to the reality of the community of speakers, depending on cultural background. Already, the teachers, the reality is presented through their experiences in the classroom, coupled with the lack of structure and differences between these groups, the development of learning and motivation to learn languages.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15030
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese de mestrado Marcilene.docx173.68 kBMicrosoft Word XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois