Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15014

Title: Caracterização das melhores experiências de Coaching na perspectiva do Coach
Authors: Limpo, Marlene Isabel Camacho
Advisors: Santos, Nuno Rebelo dos
Keywords: Coaching
Coach
Coachee
Melhores experiências
Coaching
Coach
Coachee
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O coaching tem vindo a tornar-se uma prática regular no Mundo Empresarial como estratégia de negócio ou para alcançar metas pessoais relevantes sem uma maior abordagem científica. Torna-se então pertinente avaliar as suas várias dimensões. O presente estudo teve como finalidade caracterizar as melhores experiências de Coaching percepcionadas pelo Coach, tendo em consideração os significados construídos/atribuídos pelos actores intervenientes relativamente a "melhores" e deste modo identificar os factores que o determinam. Assim, recorrendo a uma metodologia qualitativa e à análise de conteúdo, com a ajuda do software Nvivo9, analisei o conteúdo de 14 entrevistas semi-estruturadas a Coaches Profissionais. Com este estudo, verificámos que os Coaches constroem significados de “melhores” com base no valor que um processo de Coaching acrescenta à vida pessoal e profissional do Coachee e também, através da percepção de sucesso tida pelo mesmo e a satisfação profissional que este lhe dá. Consequentemente, processos bem sucedidos causam-lhe uma maior confiança relativamente à sua prática e geram-lhe ainda, a ideia de igualdade entre intervenientes. São também tidas como as “melhores” experiências de Coaching, processos cuja a tónica era ter um executivo de topo como Coachee. Perante os resultados conclui-se que, um processo de coaching e a obtenção de experiências como estas, com tão boa qualidade, só são possíveis e válidas se o coachee as percepcionar como algo positivo e não como uma cominação ao seu desenvolvimento. Na sequência da interpretação dos resultados emergem um conjunto de hipóteses (o interesse de profissionais, das mais variadas áreas de formação pela actividade de Coach; relação entre aquilo que são as melhores experiências de coaching e a área de formação base ou de trabalho anterior dos coaches), as quais carecem ser testadas em estudos posteriores de uma maior dimensão; ABSTRACT: The coaching has become a regular practice in the business world as a business strategy or to achieve personal goals relevant without greater scientific approach. So it becomes relevant to assess its various dimensions. The present study had as purpose characterize the best Coaching experiences perceived by a Coach, taking into consideration the meanings constructed/assigned by stakeholders regarding the "best" (experiences) and thus identify the factors that determine those same experiences. So, using a qualitative methodology and analysis of content, with the help of Nvivo9 software, I have analyzed the contents of 14 semi-structured interviews made to Professional Coaches. With this study, we noticed that Coaches build meanings of the "best" based on the value that Coaching process adds to professional and personal life of the Coachee, and also, through perception of success taken by himself and the job satisfaction that it gives to him. Therefore, successful processes cause him greater confidence in their practice and generate him the idea of equality between intervenients. It was also taken as the “best” Coaching experiences, process which highlight was having a top executive as Coachee. Before the results we conclude that a coaching process and getting experiences such as these, with such good quality, are only possible and valid if the coachee perceive them as something positive and not as a pain to their development. Following the interpretation of the results, emerge a set of hypotheses (the interest of professionals, from the most several areas of expertise for Coach activity; relationship between what are the best coaching experiences and their training area basis or a coach previous work), which need to be tested in subsequent studies of greater dimension.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15014
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
tese final em pdf.pdf989.95 kBAdobe PDFView/Open
Capas_web.pdf833.87 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois