Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15011
|
Title: | A formação de leitores críticos: um estudo de caso com uma turma matinal de acadêmicos do 1º semestre de 2013 do curso de letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. (IFPA-campus Belém) |
Authors: | Cruz, Assunção Silva da |
Advisors: | Costa, Paulo Jaime Lampreia |
Keywords: | Formação de leitores críticos Leituras literárias Cursos de licenciaturas Escolas Avaliação Formation of critical readers Literary reading Undergraduate courses Schools Assessment |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente estudo é de natureza qualitativa e tem o objetivo de propor dicussões sobre formação de leitores críticos e, de quem deve incentivar a prática intensiva da leitura literária e da escrita na escola, visando o crescimento de leitores críticos em todos os níveis de ensino.
Realizou-se nesta investigação,inquéritos por questionários com respostas abertas, semi-abertas e fechadas e entrevistas estruturadas e semi estruturadas com quatro acadêmicas do curso de licenciatura em Letras do IFPa- Belém e cinco coordenadores de cursos de licenciaturas da mesma instituição (Pedagogia; Matemática; Biologia; Química e Geografia).
Este estudo evidencia a importância de todos os educadores incentivarem a prática da leitura literária e escrita nas escolas do país.
A dissertação dividi-se em cinco capítulos: introdução geral; revisão da literatura, onde estão contidas breves reflexões sobre a necessidade de uma nova avaliação sobre o ensino de ―leituras literárias‖ nas escolas; metodologia; apresentação e discussão dos resultados; conclusões e recomendações finais; ABSTRACT:
This study is qualitative in nature and aims to propose discussões on training and critical readers, who should encourage the intensive practice of literary reading and writing in school, aiming at increasing the critical readers at all levels of education.
This research was held by the use of, surveys questionnaires with open-ended responses, semi-open and closed and structured interviews with four students of Bachelor of Arts in Belém IFPa- five coodinators of undergraduate courses at the same institution ( pedagogy; Mathematics; Biology; Quimigy and Geography ).
This study highlig hts the importance of all educators to encourage the practice of literary reading and writing in schools nationwide.
The dissertation is divided into five chapters: introduction; literature review, which contains brief reflections on the need for a new assessment on teaching ―literary readings‖ in schools; methodology; presentation and discussion of results; final conclusions and recommendations. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15011 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|