Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14997

Title: Programa de exercício físico em contexto escolar: efeitos na flexibilidade, na força e no alinhamento postural
Authors: Babo, Sara Gomes
Advisors: Matos, Ana Isabel Carvalho da Cruz Ferreira
Keywords: Aptidão física
Alinhamento postural
Educação física
Adolescentes
Physical fitness
Postural alignment
Physical education
Adolescents
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo investigou os efeitos de um programa de exercício físico em adolescentes do 12.º ano, em contexto escolar, na flexibilidade, na força e no alinhamento postural. A amostra do estudo foi composta por 19 participantes de uma escola secundária, de ambos os sexos, distribuídos por um grupo experimental submetido ao programa de exercício (n=11) e por um grupo controlo (n=8), que não desfrutou de qualquer tipo de programa de intervenção. O programa de exercício teve a duração de 24 semanas, contemplando as pausas letivas, com uma frequência de 2 vezes por semana, 15 minuto por sessão no final das aulas de Educação Física. A avaliação da flexibilidade e da força foram realizadas através da bateria de testes do Fitnessgram, antes, ao fim de 15 e 24 semanas de intervenção. Foi, também, realizado a avaliação do alinhamento postural num plano frontal e sagital, antes e após o término da intervenção. O programa de intervenção melhorou a Força e resistência da região superior do corpo, a Força e da flexibilidade do tronco e a Flexibilidade dos músculos posteriores da coxa e não se observaram diferenças no alinhamento postural do grupo experimental. No entanto, o grupo controlo piorou o seu alinhamento da Coluna cervical, no plano frontal. Esta dissertação veio contribuir para um melhor entendimento da especificidade de um programa de exercícios de flexibilidade, força e alinhamento postural, sugerindo que o Método de Pilates poderá ter um papel benéfico na manutenção do alinhamento postural, num âmbito letivo, combatendo o sedentarismo em adolescentes; ABSTRACT: Exercise program in schools: effects on flexibility, strength and posture alignment. This study investigated the effects of an exercise program in adolescents in the school context on flexibility, strength, and postural alignment. The study sample consisted of 19 participants from a high school, of both sexes, allocated to an experimental group, submitted to the exercise program (n = 11); and a control group (n = 8), which did not enrolled any type of intervention program. The exercise program lasted 24 weeks with the semester breaks, twice per week, 15-minutes per session at the end of the physical education classes. The assessment of flexibility and strength were measured by the test battery Fitnessgram before, after 15 and 24 weeks of intervention. Before and after the intervention, it was also carried out the postural assessment (frontal and sagittal plane). The intervention program improved Strength and upper body strength, the Strength and flexibility of the trunk and the Flexibility of the hamstrings and there were no differences in postural alignment of the experimental group. However, the control group decreased the alignment of the Cervical spine in the frontal plane. This study has contributed to a better understanding of the specificity of a flexibility, strength, and postural alignment exercise program, suggesting that Pilates method may have a beneficial role in maintaining postural alignment, in a school context, preventing physical inactivity in adolescents.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14997
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese Final de Saúde Sara Babo.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois