Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14987

Title: Tomada de decisão na escolha do curso superior: estudo do caso dos cursos da Área de Ciências Empresariais da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre
Authors: José, Ana Ercília Reis
Advisors: Silvério, Marta
Keywords: Gestão
Administração empresarial
Organização comercial
Gestão industrial
Tomada de decisão
Escolha do curso superior
Issue Date: Feb-2005
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta dissertação estuda a forma como os alunos de ensino superior escolheram entre as diferentes alternativas de percursos de formação superior na altura de candidatura ao ensino superior, tendo sido seleccionada uma amostra composta por alunos do 1° ano dos cursos de Ciências Empresariais da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre. É feita uma resenha bibliográfica dos conceitos associados ao processo de compra, especificamente, de compra complexa, analisando-se os contributos de alguns autores relativamente às teorias de decisão. Analisa-se a evolução do Ensino Superior em Portugal na última década e apresenta-se o Instituto politécnico de Portalegre e as suas unidades orgânicas. Através da Análise dos Resultados e considerando as variáveis identificativas e as principais motivações na selecção da ESTG e no curso frequentado, obteve-se a caracterização dos alunos. Conclui-se que os factores motivacionais mais fortes para a escolha da ESTG prendem-se com factores económico-geográficos e com factores ligados a empregabilidade dos cursos desta escola. Para a selecção do curso a frequentar, os motivos encontrados prendem-se com aconselhamento junto de grupos de referência, a oportunidade da saída profissional e a área de estudos dos alunos. Tomando por base as percepções dos alunos a respeito dos cursos da área de ciências empresariais, concluiu-se existir uma grande uniformização de atitudes e crenças a respeito dos três cursos analisados. /***Abstract - This dissertation studies the form as the higher education students choose among the different alternatives of courses of superior formation in the candidacy to the higher education, having been choosing a sample composed by students of the 1st year of the courses of Managerial Sciences of the Superior School of Technology and Management of the Polytechnic Institute of Portalegre. It is made a bibliographical review of the concepts associated to the purchase process, specifically, of complex purchase, being analyzed the contributions of some authors relatively to the theories of decision. The evolution of the higher education is analyzed in Portugal in the last decade and then it is made a presentation of the polytechnic Institute of Portalegre and its organic units. Through the analysis of the results and considering the variables that identify and the main motivations in the selection of ESTG and in the frequented course, it was obtained the students characterization. lt is ended that the factors stronger motivational for the choice of ESTG is related with economical-geographical factors and with tied factors related with the access to an employment of the courses of this school. For the selection of the course to frequent, the found reasons are near with the advice of reference groups, the opportunity of the professional exit and the area of the student’s studies. Taking for base the students perceptions regarding the courses of the area of management sciences, it was concluded that exists a great homogeneity of attitudes and faiths regarding the three analyzed courses.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14987
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ana Ercília Reis José - Errata - Tese de Mestrado - 152 572.pdfErrata6.21 MBAdobe PDFView/Open
Ana Ercília Reis José - Tese de Mestrado - 152 572.pdf27.93 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois