Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14962

Title: Estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico da escola básica integrada da Boa Água
Authors: Silva, Célia Maria dos Santos Louzeiro da
Advisors: Matos, Margarida Gaspar de
Keywords: Violência
Indisciplina
Bullying
Escola
Saúde
Violence
Indiscipline
Bullying
School
Health
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A violência entre alunos, o bullying e a indisciplina na escola reflete-se inevitavelmente no ambiente escolar, e consequentemente nos resultados dos alunos, e na saúde e bem-estar de todos os envolvidos. Sendo temas atuais, não poderiam deixar de suscitar a nossa consternação e preocupação. O nosso estudo objetiva traçar um diagnóstico do perfil da violência no 3.º ciclo do ensino básico da Escola Básica Integrada da Boa Água. A nossa amostra constitui-se por 215 alunos, dos quais 43,7% são do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos. Utilizamos um questionário como instrumento de estudo adaptado do questionário de Freire, Simão e Ferreira (2006). Concluímos que 40,5% dos alunos foi vítima; 71,2% assistiu a pelo menos uma agressão, como observador; 26,8% agrediu um colega e 17,6% dos alunos foi vítima/ agressor. Propomos também algumas estratégias de intervenção na escola no âmbito da Educação para a Saúde; ABSTRACT:Violence among students, bullying and indiscipline in schools reflects in the school environment, and consequently on the student’s results, on health and on the well-being of all involved people. This current issue, leads to dismay and concern. Our study aims to make a diagnostic of violence in middle high school of Boa Água. Our sample consists in 215 students (43,7% male) aged between 12 and 17 years. For our study, we used a questionnaire which was adapted from Freire, Simão and Ferreira (2006). We conclude that 40.5% of the students were victims, 71,2% were bystanders, witness of at least one assault, 26,8% were aggressor and 17,6% of these students had double involvement as a victim and as an aggressor. We also propose some strategies for intervention in school regarding Health Education.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14962
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Question_Celia_mestradoEpS.pdf328.3 kBAdobe PDFView/Open
Dissertação Eps_Célia Louzeiro.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open
Declaracaodeconsentimento informado.pdf51.23 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois