Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14928

Title: O facebook e os estudantes universitários: função, interacções e contributos da rede social
Authors: Teixeira, Marisa Alexandra Pinto
Advisors: Chaleta, Maria Elisa Rolo
Keywords: Facebook
Redes sociais
Comunicação
Estudantes universitários e interacção
Facebook
Social networks
Communication
College students and interaction
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Redes sociais são hoje serviços muito utilizados permitindo a comunicação, troca de informação, acesso a conteúdos, entre outras. Com mais de mil milhões de utilizadores, o Facebook é a rede mais usada. Assim, pretendeu-se saber quais as funções, interacções e contributos que o Facebook tem para os estudantes universitários. Após recolha de dados junto de 20 estudantes da Universidade de Évora, as respostas foram submetidas a uma análise de conteúdo, permitindo encontrar cinco grandes temas: Caracterização, Funcionalidade, Utilização, Aspectos Sociais e Privacidade do Facebook. Os resultados obtidos indicaram que os estudantes utilizam o Facebook para fins essencialmente sociais, como contacto com pessoas, incluindo amigos distantes ou novas pessoas e para partilha de informação, nomeadamente fotografias, músicas, vídeos, ou mesmo aspectos académicos. Estes resultados apontam para uma crescente utilização das redes sociais para comunicação e relações interpessoais, evidenciando a pertinência na investigação sobre os contributos que redes como o Facebook trazem; ABSTRACT: Social network services are now widely used enabling communication, information exchange, access to content, among others. With over a billion users, Facebook is the most used network. Thus, it is sought to learn what functions, interactions and contributions that Facebook provides to college students. After collecting data from 20 students at the University of Évora, the responses were subjected to content analysis, allowing the finding of five major themes: Characterization, Function, Use, Social Aspects and Facebook Privacy. The results indicated that students use Facebook mainly for social purposes, such as contact with people, including distant friends or new people and sharing information, including photos, music, videos, or even academic aspects. These results point to an increasing use of social networks for communication and interpersonal relations, highlighting the relevance of research on the contributions that networks like Facebook bring.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14928
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
O Facebook e os Estudantes Universitários_MarisaPinto.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois