|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14928
|
Title: | O facebook e os estudantes universitários: função, interacções e contributos da rede social |
Authors: | Teixeira, Marisa Alexandra Pinto |
Advisors: | Chaleta, Maria Elisa Rolo |
Keywords: | Facebook Redes sociais Comunicação Estudantes universitários e interacção Facebook Social networks Communication College students and interaction |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Redes sociais são hoje serviços muito utilizados permitindo a comunicação,
troca de informação, acesso a conteúdos, entre outras. Com mais de mil milhões de
utilizadores, o Facebook é a rede mais usada.
Assim, pretendeu-se saber quais as funções, interacções e contributos que o
Facebook tem para os estudantes universitários.
Após recolha de dados junto de 20 estudantes da Universidade de Évora, as
respostas foram submetidas a uma análise de conteúdo, permitindo encontrar cinco
grandes temas: Caracterização, Funcionalidade, Utilização, Aspectos Sociais e
Privacidade do Facebook.
Os resultados obtidos indicaram que os estudantes utilizam o Facebook para
fins essencialmente sociais, como contacto com pessoas, incluindo amigos distantes
ou novas pessoas e para partilha de informação, nomeadamente fotografias, músicas,
vídeos, ou mesmo aspectos académicos.
Estes resultados apontam para uma crescente utilização das redes sociais para
comunicação e relações interpessoais, evidenciando a pertinência na investigação
sobre os contributos que redes como o Facebook trazem; ABSTRACT: Social network services are now widely used enabling communication,
information exchange, access to content, among others. With over a billion users,
Facebook is the most used network.
Thus, it is sought to learn what functions, interactions and contributions that
Facebook provides to college students.
After collecting data from 20 students at the University of Évora, the responses
were subjected to content analysis, allowing the finding of five major themes:
Characterization, Function, Use, Social Aspects and Facebook Privacy.
The results indicated that students use Facebook mainly for social purposes,
such as contact with people, including distant friends or new people and sharing
information, including photos, music, videos, or even academic aspects.
These results point to an increasing use of social networks for communication
and interpersonal relations, highlighting the relevance of research on the contributions
that networks like Facebook bring. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14928 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|