Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14919
|
Title: | Ecologia de estradas: análise de estudos sobre a mortalidade de vertebrados por atropelamento e uso de passagens hidráulicas por vertebrados. |
Other Titles: | Road ecology: overview on vertebrate road mortality studies and the use of culverts by vertebrates. |
Authors: | Ascensão, Fernando |
Advisors: | Mira, António |
Keywords: | Mortalidade por atropelamento Índice de conservação Índice de mortalidade Uso de passagens hidráulicas Fragmentação de habitats Ordenação canónica Road-Kills Conservation index Mortality index Culvert use Habitat fragmentation Canonical ordination |
Issue Date: | Oct-2005 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | As estradas e tráfego automóvel são fontes de inúmeros impactes negativos nas populações animais, dos quais a mortalidade por atropelamento é um dos mais significativos. Para a avaliação deste impacte foi criado um ranking de estradas que confronta o número de observações (quantidade), com a importância para a conservação das espécies detectadas (qualidade). Por outro lado pretendeu-se avaliar a eficácia das passagens hidráulicas como estruturas minimizadoras do risco de atropelamento, servindo de ligação entre as bermas das estradas. Os resultados sugerem que a ordenação das estradas varia consoante o critério assumido: quantidade ou qualidade dos atropelamentos. Para garantir que locais onde foram detectadas espécies ameaçadas serão alvo de medidas mitigadoras, deve ser dada especial atenção ao seu estatuto de conservação. Também de acordo com os resultados obtidos, as passagens hidráulicas são usadas por várias espécies, embora com grande variabilidade, podendo ser um complemento importante em programas de mitigação dos impactes das estradas. /***Abstract - Roads and traffic are major sources of negative impacts on animal populations, of which road-kill is a most important one. By road ranking proceedings we aimed to evaluate road-kill impact, comparing road prioritization when employing a mortality index (quantity) in opposition to conservation indexes (quality). Also, we aimed to evaluate culverts as linkage points between roadsides, and this way diminish road-kill hazard. Results suggest that prioritization depended highly on the criteria used for doing it: number of specimens killed or conservation/ecological value of the species. Decisions on prioritization road sections should integrate less total number of casualties than conservation concern of species detected, in order to ensure that threaten species receive proper attention toward road-kill mitigation. Also according to results, culverts are used by several species, although high variability was detected, providing an important complement on mitigation impact programs. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14919 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|