Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14910
|
Title: | A relevância do sistema de gestão da qualidade e o papel da contabilidade nas pequenas e médias empresas portuguesas |
Authors: | Ferreira, Osvaldo Manuel Serrão |
Advisors: | Saraiva, Margarida Novas, Jorge Casas |
Keywords: | Pequenas e médias empresas Gestão da qualidade Contabilidade Small and medium enterprises Quality management Accounting |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A existência de um sistema de gestão da qualidade (SGQ) e de um sistema de contabilidade
orientado para a gestão podem ser duas fontes de vantagem competitiva ao alcance das
pequenas e médias empresas (PME) portuguesas.
Neste contexto, esta investigação foi desenvolvida com o objetivo de estudar o
posicionamento das PME portuguesas relativamente ao SGQ e investigar a utilização que
fazem do sistema de informação contabilística, através de um questionário enviado a 1000
PME portuguesas.
Os resultados obtidos evidenciam que as PME portuguesas, apesar de reconhecerem a
importância da gestão da qualidade e do papel da contabilidade no processo de decisão,
devem explorar mais o seu potencial, utilizando técnicas mais avançadas e menos
tradicionais, que acrescentem valor ao sistema de informação e sirvam de suporte à estratégia
de gestão pela qualidade; ABSTRACT:The existence of a quality management system (QMS) and an accounting system oriented
management can be two sources of competitive advantage within the reach of Portuguese
small and medium enterprises (SMEs).
In this context, this research was developed to study the positioning of Portuguese SMEs for
the QMS and to investigate their use of accounting information system, through a
questionnaire sent to 1000 Portuguese SMEs.
The results show that Portuguese SMEs, while acknowledging the importance of quality
management and the role of accounting in the decision process, should further explore their
potential, using more advanced techniques and less traditional, that add value to the
information system and to support a strategy of quality management. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14910 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|