Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14842
|
Title: | A problemática da água no âmbito da educação ambiental, no ensino das ciências físico-químicas no 3º ciclo do ensino básico |
Authors: | Coelho, Maria Emília Mão de Ferro dos Santos Alves |
Advisors: | Oliveira, Vítor José Martins |
Keywords: | Água Perspectiva CTSA Orientações curriculares Temas ambientais Trabalho com alunos Water A Science-Technology-Society- Evironment approach Curriculum guidelines Environmental topics |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A investigação debruçou-se sobre a forma como um conjunto de professores de Ciências Físico-Químicas, a leccionar em escolas do distrito de Évora, aborda a temática da água, no 3º ciclo do Ensino Básico.
Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, em que a recolha de dados foi feita através da realização de entrevistas semi-estruturadas e a informação recolhida foi tratada tendo por base procedimentos associados à análise de conteúdos. Inicialmente foi feita uma revisão da bibliografia, acerca da água enquanto substância essencial à vida, bem como dos documentos orientadores da disciplina de Ciências Físico-Químicas no 3º ciclo do Ensino Básico.
Os resultados obtidos sugerem que, apesar de os professores manifestarem preocupação com os problemas associados à água, o tratamento da temática é feito de forma pouco sistemática nas aulas, não havendo uma planificação efectiva e integrada da sua abordagem em termos ambientais; ABSTRACT:Our research has focused on how a group of Physics and Chemistry teachers, teaching in schools in the district of Évora, approaches the water topic in the 3rd cycle of basic education.
This is a qualitative study in which the data collection was accomplished by conducting semi-structured interviews and the information gathered was treated on the basis of procedures related to content analysis. We began by reviewing both literature about water as an essential substance to life and the guiding documents of the Physics and Chemistry school subject in the 3rd cycle of basic education.
The results suggest that even though teachers do express their concern about the problems related to water, the treatment of this topic is rather unsystematically handled in the classroom, and there was neither effective nor integrated planning in terms of its environmental approach. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14842 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|