Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14777

Title: Estudio interpretativo de los conciertos para fagot, cuerdas y continuo: Concierto en Sib Mayor RV 501, "La Notte", de Antonio Vivaldi y Concierto en Do Mayor FWVL: C2, de Johann Friedrich Fasch
Authors: Celdrán, Mónica Acosta
Advisors: Oliveira, Filipe Santos Mesquita de
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: The current trend for playing music of the Baroque Masters, frequently leads to performances which don't give enough attention to the traditional practises from that era. Those particular traditons shaped the actual writing of the musical piece and defined how it should be performed. If one wants to dedicate themselves to this early musical literature, they must first understand that the musical interpretation of this repertoire has suffered modifications throughout the ages, and has been subject to different interpretations in different countries and cultures, in different eras. This present work presents an interpretative study of repertoire from the Baroque style, particularly two bassoon concerti. The first, written by one of the great italian Barroque composers Antonio Vivaldi (1678‐1741); and the second by german composer Johann Friedrich Fasch (1688‐1758), in whose work can be seen the incipient Baroque style. This paper presents a structural study of these two pieces, needed for making important interpretative decisions, always taking into account the treaties and methods which form and explain Baroque characteristics, such as an individual instrument's technical school and articulation and ornamentation which gave origin to different musical styles. An instrument's timbre and technical capabilities, as well as the performer's character and ability, are decisive factors in achieving a proper and veritable performance of these pieces; Resumo: A marcada preferência atual pela música dos antigos mestres do barroco conduz frequentemente a execuções de obras deste período, às quais não se presta a devida atenção as convenções e tradições, modeladoras da própria escritura da obra e regentes da prática interpretativa desta música. Se um intérprete deseja dedicar‐se a esta antiga literatura musical, deve ter em conta que o gosto musical sofreu modificações através das diferentes épocas e que em cada uma delas, se manifestou de diferentes maneiras, em diversos países. Daí resultou a orientação do presente trabalho, para fazer um estudo interpretativo deste estilo , do ponto de vista de um intérprete, a partir de dois concertos para fagote. Sendo o primeiro destes concertos, composto por um dos grandes expoentes do barroco italiano, Antonio Vivaldi (1678‐1741); e o segundo por Johann Friedrich Fasch (1688‐1758), compositor alemão, em cuja obra é possível apreciar a incipiente desintegração do estilo barroco. Neste trabalho realiza‐se um estudo estrutural das obras, necessário à tomada de decisões interpretativas, sempre à luz dos tratados e métodos que explicam elementos característicos do estilo barroco. Tais como: as técnicas e os instrumentos individuais, a articulação e a ornamentação que foi dada aos diferentes estilos musicais, enquanto criação e interpretação . As possibilidades técnicas e sonoras do instrumento e até mesmo o temperamento e a habilidade do executante, serão factores decisivos para conseguir uma boa e fiel interpretação destes concertos; Resumen: La marcada preferencia actual por la música de los antiguos maestros del barroco conduce frecuentemente a ejecuciones de obras de este período, en las que no se presta la debida atención hacia las convenciones y tradiciones, modeladoras de la propia escritura de la obra, y regidoras de la práctica interpretativa de esta música. Si un intérprete desea dedicarse a esta literatura musical antigua, debe tener en cuenta que el gusto musical ha sufrido modificaciones a través de las distintas épocas y que en cada una de estas épocas, se ha manifestado de diferentes maneras en diversos países. De aquí la orientación del presente trabajo en hacer un estudio interpretativo de este estilo, desde el punto de vista de un intérprete, a partir de dos conciertos para fagot. El primero de estos conciertos, compuesto por uno de los grandes exponentes del barroco italiano, Antonio Vivaldi (1678‐1741); y el segundo por Johann Freidrich Fasch (1688‐1758), compositor alemán, en cuya obra es posible apreciar la incipiente desintegración del estilo barroco. En el trabajo se realiza un estudio estructural de las obras, necesario para tomar decisiones interpretativas, siempre a la luz de los tratados y métodos que explican elementos característicos del estilo barroco. Tales como: las técnicas de los instrumentos individuales, la articulación y la ornamentación que estaba dada a los diferentes estilos musicales en cuanto a creación e interpretación. Las posibilidades técnicas y sonoras del instrumento e inclusive el temperamento y la habilidad del ejecutante, serán factores decisivos para lograr una fiel y buena interpretación de estos conciertos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14777
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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