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http://hdl.handle.net/10174/14754
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Title: | Parcerias estratégicas público-privadas no sistema rodoviário português; o caso das SCUT: diagnóstico e perspectivas |
Authors: | Martins, Anabela de Fátima Amaro |
Advisors: | Sousa, António João Coelho |
Keywords: | Administração Pública Sistema rodoviário Parcerias estratégicas público-privadas SCUT Public management Road system Strategic public-private partnerships Shadow tool roads |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Diante dos desafios que as estratégias de desenvolvimento económico e das Politicas Públicas do
setor rodoviário colocaram, a Administração Rodoviária adapta, na década de 90, novas formas de
Gestão Pública, com uma nova cultura e novos modelos organizacionais, assumindo uma
reengenharia financeira capaz de adotar novos modelos de financiamento rodoviário.
Os novos modelos de financiamento basearam-se nos modelos desenhados do Project Finance sobre
a forma de Parcerias Público-Privadas (PPP), que apareceram como a solução do Estado, para
implementar a sua Estratégia no setor e ao mesmo tempo não deixar de cumprir as limitações
orçamentais impostas pela adesão ao Euro.
Com este trabalho pretende-se identificar os diferentes modelos de financiamento do setor
rodoviário e diagnosticar o contexto organizacional que os enquadra, discutir a celebração das PPP e,
como Estudo de Caso, analisar as Concessões SCUT (sem custo para o utente) nas suas diferentes
vertentes, perspetivando o seu futuro; ABSTRACT: Given the challenges that economic development strategies and public policies of the road sector
put, the Road Administration adopts in the 90's, new forms of Public Management, with a new
culture and new organizational models, assuming a financial reengineering able to adopt new models
for road funding.
The new models of funding were based on models drawn from the Project Finance on the Public-
Private Partnerships (PPP), which appeared as the solution of the state to implement its strategy in
the road sector while not failing to reach budgetary constraints imposed by rules of the “Euro”.
This work aims to identify the different types of road sector financing models and diagnose their
organizational context framework, to discuss the celebration of the PPP and as a Case Study, and to
analyze different aspects of “SCUT” Concessions (no cost to the user) and its future prospects. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14754 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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