Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14680

Title: Tecnologias de informação e comunicação: modismo como recurso didático ou aprimoramento no ensino e aprendizagem em escola pública de Macapá
Authors: Barbosa, Silvia Helena Neves
Advisors: Neto, António
Keywords: Escola
Currículo
TIC
Educação
Alunos
Ensino fundamental
School
Curriculum
Technologies
Education
Students
Elementary school
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Diversas discussões e debates acerca das inovações proporcionadas pelo recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em educação têm movimentado a área educacional e gerado preocupação entre estudiosos do assunto sobre a forma como os professores estarão utilizando as TIC na sua ação pedagógica. Importa assim investigar até que ponto o aprimoramento da qualidade do ensino ofertado está a ser conseguido ou não e em que medida as TIC constituem uma real mais valia pedagógica ou um modismo passageiro que muitos tentam acompanhar, sem, no entanto, dominarem adequadamente essas tecnologias. As preocupações suscitadas advêm do fato de a maioria dos professores, pelo menos no Brasil, não possuírem formação específica para desenvolver trabalhos utilizando as TIC. Ao utilizá-las apenas como modismo, estariam não só gerando prejuízos à qualidade do ensino, como também a contribuir para a exclusão de alunos que não tenham acesso em outros locais àquelas ferramentas. Foi nesse sentido que se achou pertinente desenvolver um estudo que pudesse avaliar, a partir das concepções e das vivências dos alunos, que impacto o uso das tecnologias no processo de ensino estaria causando à vida dos mesmos, nomeadamente na dimensão escolar. O trabalho, para além de uma pesquisa bibliográfica atualizada, envolveu ainda um trabalho de campo de perfil descritivo, tendo como grande finalidade analisar se o uso das TIC, particularmente em contexto de sala de aula, estaria causando real impacto positivo nos alunos, em diversas valências da sua aprendizagem escolar. Para responder aos questionários, que foram aplicados em Junho de 2010, foram selecionados alunos que frequentavam a 8ª série de cinco escolas do Ensino Fundamental da cidade de Macapá, estado do Amapá, Brasil. Os resultados obtidos permitiram inferir que o uso das TIC como ferramenta pedagógica não estará a produzir o impacto desejado nos alunos, devido a fatores diversos, como seja a falta de equipamentos e de espaços adequados, a escassa preparação específica dos professores, a ausência de apoio técnico especializado e, em suma, a ainda frágil cultura tecnológica que caracteriza os contextos escolares pesquisados; ABSTRACT:Several discussions and debates about the innovations offered by the use of Information and Communication Technologies (ICT) in teaching and learning have moved the education area and raised concern among scholars on the subject of how teachers were using ICT in the process of teaching, or would like to be able to improve the quality of education offered or if the ICT is another fad that everyone tries to follow, without, however, mastering these technologies properly. These concerns arise from the fact that most teachers, at least in Brazil, has no specific training to develop work using technology. Thus, by using them only as a fad, not only would generate losses to the quality of education, but also to contribute to the exclusion of students who do not have access to those tools in other places. Because of these possibilities, it was felt appropriate to develop a study that could show, from the conceptions and experiences of students, what impact the use of technology in the teaching process is causing the life of them, especially in school size. Thus, the work was outlined to be developed from current literature, survey type, and a descriptive field work, aiming to analyze the use of ICT in the classroom was causing too much or too little impact on students in various aspects of your school. To respond to the questionnaires that were applied in June 2010, we selected students who attended the 8th grade five elementary schools in the city of Macapá, Amapá, Brazil. We conclude that the use of ICT as a teaching tool is known to cause impacts on their learning process by the absence of this tool as a resource to develop skills and competencies of the student.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14680
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
SILVIA_FINAL.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois