|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14680
|
Title: | Tecnologias de informação e comunicação: modismo como recurso didático ou aprimoramento no ensino e aprendizagem em escola pública de Macapá |
Authors: | Barbosa, Silvia Helena Neves |
Advisors: | Neto, António |
Keywords: | Escola Currículo TIC Educação Alunos Ensino fundamental School Curriculum Technologies Education Students Elementary school |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Diversas discussões e debates acerca das inovações proporcionadas pelo recurso às
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em educação têm movimentado a área
educacional e gerado preocupação entre estudiosos do assunto sobre a forma como os
professores estarão utilizando as TIC na sua ação pedagógica. Importa assim investigar até
que ponto o aprimoramento da qualidade do ensino ofertado está a ser conseguido ou não e
em que medida as TIC constituem uma real mais valia pedagógica ou um modismo passageiro
que muitos tentam acompanhar, sem, no entanto, dominarem adequadamente essas
tecnologias. As preocupações suscitadas advêm do fato de a maioria dos professores, pelo
menos no Brasil, não possuírem formação específica para desenvolver trabalhos utilizando as
TIC. Ao utilizá-las apenas como modismo, estariam não só gerando prejuízos à qualidade do
ensino, como também a contribuir para a exclusão de alunos que não tenham acesso em
outros locais àquelas ferramentas. Foi nesse sentido que se achou pertinente desenvolver um
estudo que pudesse avaliar, a partir das concepções e das vivências dos alunos, que impacto o
uso das tecnologias no processo de ensino estaria causando à vida dos mesmos,
nomeadamente na dimensão escolar. O trabalho, para além de uma pesquisa bibliográfica
atualizada, envolveu ainda um trabalho de campo de perfil descritivo, tendo como grande
finalidade analisar se o uso das TIC, particularmente em contexto de sala de aula, estaria
causando real impacto positivo nos alunos, em diversas valências da sua aprendizagem
escolar. Para responder aos questionários, que foram aplicados em Junho de 2010, foram
selecionados alunos que frequentavam a 8ª série de cinco escolas do Ensino Fundamental da
cidade de Macapá, estado do Amapá, Brasil. Os resultados obtidos permitiram inferir que o
uso das TIC como ferramenta pedagógica não estará a produzir o impacto desejado nos
alunos, devido a fatores diversos, como seja a falta de equipamentos e de espaços adequados,
a escassa preparação específica dos professores, a ausência de apoio técnico especializado e,
em suma, a ainda frágil cultura tecnológica que caracteriza os contextos escolares
pesquisados; ABSTRACT:Several discussions and debates about the innovations offered by the use of Information and
Communication Technologies (ICT) in teaching and learning have moved the education area
and raised concern among scholars on the subject of how teachers were using ICT in the
process of teaching, or would like to be able to improve the quality of education offered or if
the ICT is another fad that everyone tries to follow, without, however, mastering these
technologies properly. These concerns arise from the fact that most teachers, at least in Brazil,
has no specific training to develop work using technology. Thus, by using them only as a fad,
not only would generate losses to the quality of education, but also to contribute to the
exclusion of students who do not have access to those tools in other places. Because of these
possibilities, it was felt appropriate to develop a study that could show, from the conceptions
and experiences of students, what impact the use of technology in the teaching process is
causing the life of them, especially in school size. Thus, the work was outlined to be
developed from current literature, survey type, and a descriptive field work, aiming to analyze
the use of ICT in the classroom was causing too much or too little impact on students in
various aspects of your school. To respond to the questionnaires that were applied in June
2010, we selected students who attended the 8th grade five elementary schools in the city of
Macapá, Amapá, Brazil. We conclude that the use of ICT as a teaching tool is known to cause
impacts on their learning process by the absence of this tool as a resource to develop skills
and competencies of the student. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14680 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|