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http://hdl.handle.net/10174/14675
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Title: | Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora |
Authors: | Guerreiro, Maria Celeste Marques |
Advisors: | Neto, António José dos Santos |
Keywords: | Avaliação Desempenho docente Reflexão Supervisão Feedback Cultura avaliativa Desenvolvimento profissional e organizacional Evaluation Teacher´s performance Professional and organisational development |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O propósito da investigação foi analisar a cultura avaliativa de uma escola básica
do distrito de Évora, no que se refere ao desempenho docente.
No quadro conceptual convocado, aprofundaram-se os temas da profissionalidade
docente (identidade, conhecimento, desenvolvimento profissional e organizacional)
e os eixos estruturantes da avaliação no contexto actual. Salientou-se o papel da
reflexão, da supervisão e do feedback construtivo, advogando-se a avaliação enquanto
projecto, inserida numa cultura singular.
Daí decorreu o desenho metodológico, configurando um estudo exploratório,
descritivo da cultura escolar, no que diz respeito às percepções dos professores efectivos
sobre o desempenho do trabalho docente. Optou-se pela leitura dos documentos de
gestão pedagógica e pelo questionário, enquanto instrumentos de recolha de dados.
Os resultados do estudo empírico tenderam a revelar uma propensão dos
professores efectivos da escola sede do estudo favorável aos assuntos abordados. Na
verdade, a avaliação do desempenho docente, encarada numa perspectiva formativa,
naquela escola, parece surgir como uma oportunidade de aprendizagem, que enforma
toda a complexidade do acto de ensinar.
Sustentámos uma prática de avaliação reflexiva para o desenvolvimento
profissional, seguindo um itinerário personalizado, através de um plano individual,
situado num contexto de supervisão. A centralidade da avaliação no ensino e na
aprendizagem constitui um desafio profissional que, oportunamente agarrado pelos
actores educativos, poderá elevar a qualidade da escola; ABSTRACT:
The leit-motiv of our work was to analyse the school evaluation culture in what
concerns teachers’ performance.
In the studied framework, it has been deepen the subjects of teachers’ job
(identity, knowledge, organisational and professional development) and the structural
axis of teachers’ evaluation nowadays. It was stated the role of reflexion, coaching and
constructive feedback. Besides, it has been supported the evaluation as a project in the
middle of a unique culture.
So, it was drawn all the conceptual methodological work – an exploratory study
that describes the school culture in what concerns the teachers’ perceptions about the
performance of teachers’ work. It has been chosen the analyses of the pedagogical
management documents and the survey as a mean of collecting data.
The results of the empirical study tend to reveal a positive tendency of the
subject. As a matter of fact, the teachers’ performance evaluation is faced in a formative
perspective, appearing as a learning opportunity that shapes all the complexity of the
teaching act.
At last, it was supported by a reflexive evaluation practise towards the
professional development, following a human way, through an individual plan, drawn in
the middle of the coaching. The focus of evaluation in teaching and learning tasks
stands as a major professional challenge, that grabbed by the educational players can
grow the school quality. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14675 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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