Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14644

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica 2,3 de Monforte
Authors: Arguelles, Elisabete Rosa Martins
Advisors: Balça, Ângela
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório tem como objectivo apresentar uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida no ano lectivo 2009/2010 pela docente que o elaborou. Partindo do princípio de que a profissão docente deve ser pautada por uma avaliação sistemática e contínua das actuações levadas a cabo pelo professor, torna-se necessário proceder a uma descrição do desempenho profissional do mesmo que contemple uma reflexão sobre a adequação dos seus conhecimentos científicos e didácticos, mas também uma análise da condução da sua prática enquanto agente educativo. Assim, é de todo o interesse – sendo esse o objectivo último deste relatório – ponderar sobre o papel do professor enquanto elemento da comunidade educativa, tentando-se reconhecer boas práticas de actuação ou, por outro lado, diagnosticar aspectos menos bem conseguidos, com vista a uma participação activa do professor na construção de indivíduos multifacetados capazes de responder aos desafios da sociedade onde vivem; ABSTRACT: This report aims at being a reflexive document on the teaching practice carried out in the school year 2009/2010 by its authoress. Bearing, as a point of departure, that teaching must be liable to a systematic and continuous assessment of the teacher´s practice, it´s necessary to account for a description of the teacher´s professional performance which considers not only the relevance of her scientific and pedagogical knowledge, but also an analysis of her practice as a educational agent. Thus, it is important – and that was the final purpose of this report – to think about the teacher´s role as an element of the educational community, trying to identify good educational practices or, on the other side, to account for the weak ones, aiming at the teacher´s active participation on the formation of individuals able to face the challenges of the society they live in.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14644
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatorio PES.pdf6.17 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois