Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14644
|
Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica 2,3 de Monforte |
Authors: | Arguelles, Elisabete Rosa Martins |
Advisors: | Balça, Ângela |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório tem como objectivo apresentar uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida no ano lectivo 2009/2010 pela docente que o elaborou. Partindo do princípio de que a profissão docente deve ser pautada por uma avaliação sistemática e contínua das actuações levadas a cabo pelo professor, torna-se necessário proceder a uma descrição do desempenho profissional do mesmo que contemple uma reflexão sobre a adequação dos seus conhecimentos científicos e didácticos, mas também uma análise da condução da sua prática enquanto agente educativo. Assim, é de todo o interesse – sendo esse o objectivo último deste relatório – ponderar sobre o papel do professor enquanto elemento da comunidade educativa, tentando-se reconhecer boas práticas de actuação ou, por outro lado, diagnosticar aspectos menos bem conseguidos, com vista a uma participação activa do professor na construção de indivíduos multifacetados capazes de responder aos desafios da sociedade onde vivem; ABSTRACT: This report aims at being a reflexive document on the teaching practice carried out in the school year 2009/2010 by its authoress. Bearing, as a point of departure, that teaching must be liable to a systematic and continuous assessment of the teacher´s practice, it´s necessary to account for a description of the teacher´s professional performance which considers not only the relevance of her scientific and pedagogical knowledge, but also an analysis of her practice as a educational agent. Thus, it is important – and that was the final purpose of this report – to think about the teacher´s role as an element of the educational community, trying to identify good educational practices or, on the other side, to account for the weak ones, aiming at the teacher´s active participation on the formation of individuals able to face the challenges of the society they live in. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14644 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|