Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14599

Title: A formação profissional como estratégia para a reinserção de desempregados de longa duração : contributos para uma compreensão dos fenómenos de pobreza e exclusão social, nos Concelhos de Alandroal, Reguengos de Monsaraz
Authors: Fialho, Joaquim Manuel Rocha
Advisors: Santos, Marcos Olímpio dos
Keywords: Exclusão social
Pobreza
Formação profissional
Desemprego de longa duração
Reinserção
Mercado de emprego
Competências
Issue Date: Apr-2003
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A formação profissional como estratégia para a reinserção de desempregados de longa duração no mercado de emprego, após percursos de pobreza e exclusão social é a temática, sobre a qual versa a presente dissertação. O seu objectivo geral visa perceber de forma mais aprofundada e numa lógica de compreensão, quais os contributos que a formação profissional pode proporcionar aos DLD's (desempregados de longa duração) ao nível da sua reinserção no mercado de emprego. Por conseguinte, os objectivos específicos pretendem: - Identificar os motivos que levaram à saída do mercado de trabalho dos desempregados de longa duração; - Identificar os factores que caracterizam os percursos de exclusão social dos desempregados de longa duração. - Conhecer quais as competências que adquiridas por via da formação profissional mais contribuem para o ingresso no mercado de emprego; - Perceber de que forma a reinserção no mercado de emprego por parte dum DLD é condicionada pela frequência duma acção de formação profissional. Em face dos objectivos referidos, procurou-se desenvolver um enquadramento teórico que versasse sobretudo sobre as questões da pobreza e exclusão social {características cumumente associadas aos desempregados de longa duração}, a formação profissional enquanto estratégia para a qualificação e promoção de competências nos desempregados de longa duração e finalmente, as questões da reinserção no mercado de emprego. A estrutura seguida nesta dissertação assenta essencialmente num enquadramento teórico; numa componente metodológica e, por último, a análise e interpretação dos dados recolhidos nas entrevistas. Pergunta de investigação: - "A frequência duma acção de formação profissional por pane dum desempregado de longa duração facilita a .sua reinserção no mercado de emprego?" A presente dissertação é sobretudo de carácter qualitativo e recorreu-se à metodologia de estudo de caso, através de entrevistas a ex-formandos que frequentaram acções de formação profissional na área da Geriatria nos anos de 2000 e 2001, nos concelhos de Alandroal, Reguengos de Monsaraz e Vendas Novas e que, por acção dessa frequência se encontram inseridos no mercado de emprego dentro da área de formação. Dos principais resultados obtido sobressaem: A bolsa de formação, durante o percurso formativo, foi um contributo para atenuar as dificuldades económicas das entrevistadas; A formação encetou também um processo de reaprendizagem social ao nível do aumento das redes de sociabilidade como factor de «reequilíbrio» para o indivíduo. Registou-se também um aumento da motivação das entrevistadas para o mundo social e profissional. A emancipação e autonomia das entrevistadas em relação ao seu companheiro foram referidas como uma conquista. A formação favoreceu o reforço das competências de comunicação oral e escrita. Em oposição ao quadro de instabilidade do percurso de desemprego de longa duração registou-se também uma estabilidade no emprego por via da formação.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14599
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Joaquim Manuel Rocha Fialho - Tese de Mestrado - 142 524.pdf13.27 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois