Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14556

Title: Comportamento acústico de salas para o ensino musical no Algarve: a perspetiva dos vários intervenientes
Authors: Jesus, Ana Sofia Dâmaso Mateus de
Advisors: Silva, José Júlio Correia da
Keywords: Acústica física
Psicoacústica
Acústica musical
Acústica de edifícios
Acústica de salas
Physical acoustics
Psychoacoustics
Musical acoustics
Building acoustics
Room acoustics
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O comportamento acústico de salas para música é um tema que tem vindo a destacar-se ao nível da engenharia nas últimas décadas. Todavia, no que diz respeito a questões musicais mais específicas, o mesmo não tem vindo acontecer. Desta forma, optou-se por realizar um estudo sobre a perspetiva dos professores de música relativamente à qualidade acústica das salas onde lecionam. Estudo esse que pretendeu aferir as características favoráveis a este tipo de salas para que na opinião dos professores privilegiassem o ensino musical. Mediante a pouca bibliografia existente, a investigação direcionou-se para uma pesquisa exploratória e descritiva. A recolha de dados foi feita através da observação e de inquéritos-questionários aos professores. Enquanto, o tratamento de dados foi estatístico e descritivo. Contudo, as diferentes sensações sonoras e os poucos conhecimentos acústicos dos professores não permitiram alcançar o objetivo principal de forma clara e precisa. No entanto, conseguiu-se verificar quais as salas existentes que melhor e pior se adaptam ao ensino musical e quais as suas tendências; ABSTRACT: ACOUSTIC BEHAVIOR OF ROOMS FOR MUSICAL EDUCATION IN ALGARVE The perspective of the various stakeholders The acoustic behavior of rooms for music is a topic that has come to prominence in engineering over the past decades. However, with regard to more specific musical issues it has not been happening . Thus it was decided to conduct a study on the prospect of music teachers regarding the acoustic quality of the rooms where they teach. This study sought to assess the favorable characteristics for this type of rooms which in the opinion of teachers favoring musical teaching. By little existing literature, research directed to an exploratory and descriptive research. Data collection was done through observation and surveys, questionnaires to teachers. While treatment data was statistical and descriptive. However, different sound sensations and the few acoustic knowledge of teachers not allowed to reach the main goal of clearly and precisely. However, we could note that the existing rooms that best and worst fits to music teaching and what their trends.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14556
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
M6693 Corpo.pdf3.22 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois