Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14553

Title: O plano de marketing nas empresas vitivinícolas portuguesas
Authors: Carvalho, Paula Rita Brito Vitorino de
Advisors: Silvério, Marta da Conceição Cruz
Keywords: Marketing
Plano de marketing
Modelo/Guião do plano de marketing
Marketing
Marketing plan
Marketing Plan model/template
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A realização do plano de marketing é um tema que tem vindo a ser estudado e que apresenta vantagens para as empresas. Nesta sequência, este estudo tem como objetivo a criação de um modelo/guião do plano de marketing destinado às empresas vitivinícolas que em Portugal se têm destacado pela qualidade dos produtos e pelo marketing praticado. Para o conseguir foi efetuada uma pesquisa bibliográfica sobre vários modelos do plano de marketing e aplicado um questionário às 50 maiores empresas de Portugal Continental, produtoras de vinho. Das empresas respondentes, 65% não realizam plano de marketing limitando-se a fixar alguns objetivos e atuar de acordo com o que ocorre no mercado. Os principais motivos apontados pela não realização do plano de marketing é por não terem funcionários disponíveis para o fazer e por não existir um modelo/guião que ajude a aplicar na empresa. No âmbito do trabalho foi efetuado um modelo/guião do plano de marketing direcionado para as empresas vitivinícolas; ABSTRACT: The creation of a marketing plan is something that has been studied and brings benefits to companies. Therefore, this study aims at creating a model/ template of a marketing plan for wine companies – a sector distinguished by the quality of the product and of the marketing processes in Portugal. To achieve this, we researched literature regarding marketing plan models and we questioned the biggest 50 wine-producing companies in mainland Portugal. 65% of respondents didn’t have a marketing plan: they simply set some goals and tried to react to what happens in the market. The main reasons presented for not having a marketing plan are the lack of available human resources and the lack of a suitable model/template to be applied to the company. This project included the creating of a model/template of a marketing plan adapted to wine companies.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14553
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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