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http://hdl.handle.net/10174/14553
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Title: | O plano de marketing nas empresas vitivinícolas portuguesas |
Authors: | Carvalho, Paula Rita Brito Vitorino de |
Advisors: | Silvério, Marta da Conceição Cruz |
Keywords: | Marketing Plano de marketing Modelo/Guião do plano de marketing Marketing Marketing plan Marketing Plan model/template |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A realização do plano de marketing é um tema que tem vindo a ser estudado e que
apresenta vantagens para as empresas. Nesta sequência, este estudo tem como objetivo a
criação de um modelo/guião do plano de marketing destinado às empresas vitivinícolas que
em Portugal se têm destacado pela qualidade dos produtos e pelo marketing praticado.
Para o conseguir foi efetuada uma pesquisa bibliográfica sobre vários modelos do plano de
marketing e aplicado um questionário às 50 maiores empresas de Portugal Continental,
produtoras de vinho. Das empresas respondentes, 65% não realizam plano de marketing
limitando-se a fixar alguns objetivos e atuar de acordo com o que ocorre no mercado. Os
principais motivos apontados pela não realização do plano de marketing é por não terem
funcionários disponíveis para o fazer e por não existir um modelo/guião que ajude a aplicar
na empresa.
No âmbito do trabalho foi efetuado um modelo/guião do plano de marketing direcionado
para as empresas vitivinícolas; ABSTRACT: The creation of a marketing plan is something that has been studied and brings benefits to
companies. Therefore, this study aims at creating a model/ template of a marketing plan for
wine companies – a sector distinguished by the quality of the product and of the marketing
processes in Portugal.
To achieve this, we researched literature regarding marketing plan models and we
questioned the biggest 50 wine-producing companies in mainland Portugal. 65% of
respondents didn’t have a marketing plan: they simply set some goals and tried to react to
what happens in the market. The main reasons presented for not having a marketing plan
are the lack of available human resources and the lack of a suitable model/template to be
applied to the company.
This project included the creating of a model/template of a marketing plan adapted to wine
companies. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14553 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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