Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14548

Title: Comercialização de vinhos na Região da Estremadura
Authors: Silva, Loão AlexandrevPatrício da
Advisors: Lucas, Maria Raquel David Pereira Ventura
Keywords: Economia agrícola
Análise económica
Vinicultura
Região da Estremadura (Portugal)
Issue Date: Feb-2004
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A cultura da vinha e a produção de vinhos, é uma actividade com tradição na Europa, em Portugal e também na região da Estremadura. Contudo, actualmente o contexto da actividade vitivinícola deve ser encarado de forma diferente de há uns anos atrás. Razões de natureza tecnológica, económica, político-legal e sócio-cultural, estão na base destas mudanças. Tecnologicamente, quer ao nível da selecção de castas, quer do processo de vinificação, a evolução tem sido importante. Nos aspectos económicos, analisados do lado da procura e da oferta, o balanço de produção e consumo de vinho em Portugal, é positivo, embora com percentagens, no que respeita à superioridade da produção sobre o consumo, variáveis ao longo dos anos. O enquadramento político-legal do vinho encontra-se na Organização Comum de Mercado do Vinho (OCMV), que rege todo o sector a nível comunitário. Dentro dos factores que, de algum modo, são importantes para a promoção do vinho, há a destacar os culturais, com efeito positivo, e as campanhas antí-álcool, com efeito negativo. Também a evolução das técnicas de marketing e o consequente aumento de disponibilidade de informação, levou a um melhor conhecimento dos efeitos fisiológicos do vinho e a uma maior exigência dos consumidores por produtos saudáveis e bem apresentados, quer a nível visual, quer sanitário. Neste contexto geral, de crescente evolução dos mercados, aumento da concorrência, aumento da oferta de vinho de qualidade e diminuição do consumo, as empresas tem de ter capacidade de analisar o comportamento da actividade em que estão inseridas e os seus recursos, sobrepondo objectivos económicos aos valores da tradição. Neste contexto, importa avaliar as condicionantes e conhecer a envolvência do sector do vinho, em geral e da região da Estremadura em particular, sobretudo nos aspectos relacionados com a comercialização, sendo este o objectivo fundamental deste trabalho. Mais especificamente, pretende-se, identificar e discutir aspectos da forma como a comercialização de vinhos da região está a ser realizada, focalizando esse estudo nas empresas do sector privado e cooperativo. Para atingir o objectivo proposto, faz-se uma recolha de informação secundária e primária. A primeira permite caracterizar, de uma forma geral, os aspectos produtivos e de consumo a nível Mundial, da União Europeia e de Portugal e mais pormenorizadamente, da região da Estremadura. Permite ainda analisar a evolução do sector dos vinhos, relativamente a aspectos históricos e caracterizar o produto vinho, desde a fase da obtenção da matéria prima à da elaboração. Igualmente, também as condicionantes legais ou recomendadas para sua produção, comercialização e circulação podem ser avaliadas. A informação primária, fundamental à caracterização do processo de comercialização, foi obtida através da aplicação de um questionário a produtores da região de ambos os sectores, cooperativo e privado, sendo o critério de selecção o volume de produção. Com este questionário foi possível reunir elementos importantes para a investigação e, perceber como estes dois sectores se posicionam relativamente às particularidades na comercialização dos seus vinhos. Para além dos aspectos de comercialização, os resultados do estudo permitiram ainda dar relevância, entre outros, aos seguintes aspectos: 1) de que forma as empresas efectuam a comercialização dos seus vinhos, 2) como é tomada a decisão de produzir VQPRD, 3) quais as vantagens económicas de produzir este tipo de vinho, 4) que factores são importantes na qualidade, 5) quais os aspectos importantes para vender VQPRD, 6) qual será a posição dos produtores da região relativamente às outras regiões. A análise da informação primária e secundária, permitiu ainda realizar a análise DAFO, ou seja, analisar as debilidades, as ameaças, as forças e oportunidades da região relativamente aos potenciais concorrentes e sugerir formas de actuação para melhorar os aspectos da comercialização do vinho na região da Estremadura, em termos de futuro. /*** Abstract - The growing of the vineyard and the wine production are an activity of tradition in the Europa, Portugal and also in the region of Estremadura. However, the context in which actually the winegrowing activity should be faced is unlike the way it was understood some years behind. Technological, economical, political, legal and social cultural reasons are in the basis of these changes. Technologically, in terms of casta selection and vinification process, the evolution has been important. The economical aspects analysed in it what concerns the supply and demand, show that the production and consume of wine in Portugal, it is positive. Although with variable percentages of consume in what it respects the final quality of the output along the years. The political lawful justification of the wine finds itself in the Organização Comum de Mercado do Vinho (OCMV), which rules the entire sector in the E.C. Among the social and cultural aspects, are included the ones which promote or not the consumption of wine. Between them, there are the cultural aspects, indeed positive, and the campaigns against the use of alcohol, with a negative effect. Also the evolution of the of marketing techniques and the consequent increase of information available, caused a better knowledge of the physiological effects of the wine and also to a higher degree of requirement among the consumes, asking healthy products well-shown, not only in terms of its visual aspect but also sanitary. In this general context, of a growing evolution of the markets, increase of competition, the supply of wine with a high standard quality, and the diminution of wine consumption; the enterprises should have capacity to analise the behavior of the activity in which they are involved and its resources; giving its benefit to economical objectives in stands of those values more related to tradition. In this context, it is import to evaluate all the aspects, and know better the wine sector in general, and the region of Estremadura in detail, mainly the aspects related with the wine commercialization, being this the fundamental objective of this thesis. More precisely, it intends to identify and discuss the aspects related to the system as the commercialization of wines in this region is being carried out, focusing that study in the enterprises which not only belong to the private sector but also cooperative one. In order to reach this objective, it is done a collect of primary and secondary information. The first one permits to characterize, in a general way, the productive aspects and the wine consumption, World level, in. the European Community , as well as in Portugal and in detail the own region of the Estremadura. It also allows analyzing the evolution of the wine sector, in it what concerns the historical aspects, and characterize the product Wine, not in the phase of obtaining the raw material but also in the process of its elaboration, as well as the lawful aspects or recommended to its output, commercialization and circulation. The primary information, which permitted to characterize the process of commercialization, was obtained through the application of a questionnaire to the producers of the region who belong to both sectors: cooperative and private, being the criterion of selection the amount of their output. With this questionnaire it was possible to collect important elements to the inquiry and, understand how the cooperative and private sectors are positioned relatively to the particularities in the commercialization of their own wine. Besides the aspects of commercialization, the results of the Study also permitted to give relevance, between others, to the following aspects: the way the enterprises have done the commercialization of their wine, how it is taken the decision to produce Q.W.P.S.R. (Quality Wines Produced in Specified Region), which are the economical advantages of producing this kind of wine, the major important factors in its quality, which are the most important aspects to sell Q.W.P.S.R., and at last what will be will be the producers' attitude relatively to the other regions. The analysis of the secondary and primary information also permitted to carry out an analysis DAFO, which means, of the weaknesses, threats, potentialities and opportunities of the region relatively to their potential contestants. It also permitted to suggest how to act in order to improve the aspects related to the wine's commercialization in the region of Estremadura in the future.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14548
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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