Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14215
|
Title: | Avaliação da aplicação experimental do programa de desenvolvimento de competências sociais "Conquistadores de Masmorras" |
Authors: | Carona, Manuel Pedro Carreiras da Silva |
Advisors: | Tavares, Sofia |
Keywords: | Competências sociais Aptidões sociais Resolução de problemas Comportamentos disruptivos Agressividade Crianças Social competence Social skills Problem-solving Disruptive behavior Aggressiveness Children |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Vários métodos de intervenção, com vista à diminuição de comportamentos disruptivos e à
melhoria nos relacionamentos sociais em crianças em idade escolar, têm sido desenvolvidos e
aplicados em contextos formais. Com este estudo pretende-se avaliar a aplicação experimental do
método “Conquistadores de Masmorras” (CM). Este utiliza uma metodologia diferente, pois surge
num contexto lúdico, permitindo desenvolver habilidades de resolução de problemas sociais
levando, em teoria, a uma melhoria nos comportamentos. Para a aplicação deste método foram
selecionados dois grupos de 5 crianças cada e com idades compreendidas entre os 6 e os 11
anos, sendo a um dos grupos aplicado o método CM e com o outro desenvolvidas atividades
lúdicas. Foram utilizados três testes de auto-relato aplicados antes e após a intervenção. A análise
destes testes foi interligada com as notas do facilitador e com relatos feitos pelos pais e
professores, sendo retiradas daí ilações para melhoria do método; Evaluation of the experimental implementation of the social competence development program
“Conquistadores de Masmorras”
Abstract:
Various interventions have been developed with the aim to reduce disruptive behaviors and
improve social relations in school aged children, most of all applied on formal contexts. The aim of
this research is to evaluate the experimental application of the “Conquistadores de Masmorras”
(CM) method. It uses a play context, allowing the children to develop social problem solving skills,
which, in theory, will improve behavior. To the application of this method were selected two groups
of 5 children each, with ages ranging from 6 to 11 years old. On one of these groups was used the
CM method and with the other were developed simple play activities. It were used three self-report
measures, before and after the intervention. The analisys of these measures in conjunction with
the facilitator notes and the reports from parents and teachers, have allowed some conclusions
about what needs to be done to improve the method. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14215 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|