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http://hdl.handle.net/10174/14195
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Title: | O endividamento das famílias: estudo de caso de uma empresa de recuperação de créditos |
Authors: | Marmelo, Célia João da Cruz |
Advisors: | Dionisio, Andreia |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Com a abertura do mercado de crédito aos consumidores em Portugal, multiplicaram-se
as formas de crédito, as instituições que o concedem e os bens e serviços que podem ser
adquiridos. Contudo, o constante recurso ao crédito ganhou contornos mais graves originando
situações de sobreendívidamento nos portugueses.
O presente estudo analisa e define o perfil dos devedores de clientes de uma empresa
de recuperação de crédito, tornando possível que esta defina estratégias de gestão das carteiras
dos diversos clientes, de forma a maximizar os seus resultados.
Para o efeito são aplicadas várias técnicas: análise de clusters, análise discriminante e
regressão logística.
Este estudo revelou, com base num conjunto de variáveis previamente seleccionadas, e
após a aplicação na análise de clusters, que existem para o cliente A três grupos de devedores
com características muito próprias - Devedores jovens, cautelosos e mais avessos ao risco;
Devedores atrevidos e conhecedores das ofertas do crédito e Devedores mais velhos e mais
propensos ao risco. Para o cliente B existem dois grupos de devedores - Devedores mais
velhos, menos cautelosos e mais propensos ao risco e Devedores jovens e mais cautelosos.
Após a análise de clusters, recorreu-se à análise discriminante e à regressão logística, de
forma a identificar quais as variáveis que contribuíam de forma significativa para definir o
perfil do devedor. Concluiu-se que os devedores com maior número de dívidas, com maior
antiguidade e com montantes mais elevados tendem a ser devedores menos racionais
aumentando a probabilidade de incumprimento; Abstract:
With the opening of the credit market to Portuguese consumers, the forms of obtaining
credit, the institutions that grant that credit and the goods and services that can be purchased
have multiplied. Nevertheless, the constant need of acquiring a credit originated serious
situations of indebtedness.
This study analyses and defines the profile of client’s debtors from the enterprise of credit
recovery, promoting the opportunity to define strategies to manage portfolios of various
clients in order to maximize their results.
The cluster analysis applied to Client A, and based on a set of variables previously
selected, resulted in three groups of debtors - young people, more cautious and risk averse;
fearless debtors that are aware of credit offers and Older and more risk prone debtors. For
Client B, two debtors groups were determined - older people that are less cautious and more
risk prone; and young and more cautious debtors.
In order to identify which are the variables that contribute to the definition of the debtor’s
profile, the discriminant analysis and logistic regression were applied. The results showed that
the debtors with more debts, higher amounts and more antiquity of debts tend to be the less
rational debtors, wich will increase the likelihood of default. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14195 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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