|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14191
|
Title: | Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora |
Authors: | Guerreiro, Ana Cristina Marques |
Advisors: | Balça, Ângela Coelho da Paiva |
Keywords: | Transversalidade Literacia em leitura Compreensão na leitura Estratégias de leitura Avaliação da leitura Aprendizagem significativa Transversal Reading literacy Reading comprehension Reading strategies Reading evaluation Significant learning |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Partindo de resultados de estudos que apontam para domínio pouco consistente
da língua materna por parte dos estudantes do 3.º ciclo e incidindo nas representações
de alunos de 9.º ano sobre práticas e estratégias de leitura mais utilizadas, a presente
investigação aspirou contribuir para o entendimento do desempenho dos alunos no
domínio da compreensão da leitura, no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010.
Este estudo centrou-se no processo de ensino e de aprendizagem da compreensão
na leitura e pretendeu investigar em que medida a utilização de estratégias de leitura,
numa perspectiva transversal, era susceptível de promover nos alunos uma aprendizagem
mais significativa, contribuindo, igualmente, para a formação de um leitor mais
competente.
Para concretizar esse propósito, o estudo empírico desenvolveu-se através de
inquérito por questionário a alunos de 9.º ano, além de análise documental do Teste
Intermédio de Língua Portuguesa 2010 e do manual adoptado.
Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte
dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão da leitura, o
que, possivelmente, se reflectiu nos resultados pouco satisfatórios dos alunos no Teste
Intermédio de Língua Portuguesa 2010; ABSTRACT:Starting from the results in studies, that pointed to a certain malfunction in what
concerns the poor domain of the mother language by the pupils of the third cycle of the
basic school system, and aiming at the pupils of the 9th grade representations about the
most used practices and reading strategies, the present investigation tried to contribute
to the understanding of pupil’ performance in the domain of reading comprehension,
being evident at the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010.
This study has its focus at the teaching learning process of reading comprehension
and wanted to investigate in what measure the use of reading strategies, in a transversal
line, was able to promote in the pupils a more significant learning, helping and
supporting, at the same time, for the formation of a more competent reader.
To make real this intention, the empiric study has developed itself through a survey
to the pupils, besides analysing the documents related to the Teste Intermédio de
Língua Portuguesa 2010 and to the workbook of Portuguese language chosen to the 9th
grade.
The results seem to point to a moderate valorisation of reading on behalf of the
pupils, as well as for the incipient practises of teaching reading comprehension, what
possibly has reflected itself in the less satisfactory results of pupils in the Teste Intermédio
de Língua Portuguesa 2010. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14191 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|