|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14187
|
Title: | Análise estatística da aptidão física em ambiente escolar |
Authors: | Pereira, Cristina |
Advisors: | Infante, Paulo Pereira, Dulce |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Mens sana in corpore san é uma conhecida expressão do latim que aponta para a
importância de uma boa preparação física de modo a que a mente funcione bem. Numa
escola básica e secundária encontram-se alunos com diferentes aptidões físicas,
diferentes índices de massa corporal e diferentes hábitos alimentares.
Após uma avaliação da influência da idade, sexo e escola no índice de massa corporal,
procuramos averiguar neste trabalho se existe alguma associação estatística entre a
capacidade física dos alunos, medida pela bateria de testes Fitnessgram (bateria de
testes que avalia o nível de aptidão física das crianças/adolescentes) e pelo seu
desempenho a educação física, e o seu rendimento escolar, medido pelas notas finais
nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.
Foram seleccionadas três escolas por facilidade na obtenção dos dados e de modo a
tentarmos traduzir realidades diferentes, como sejam a cidade e a vila com uma grande
envolvente rural, o norte e o sul. Recorreu-se ao ajustamento de dois modelos de
regressão logística, um para Matemática e outro para Língua Portuguesa, com variável
resposta binária correspondendo a se o aluno teve ou não aprovação na disciplina
respectiva e ao ajustamento de dois modelos de regressão ordinal considerando como
variável resposta as notas dos alunos.
Tratando-se de certo modo de algo que pode ser identificado como um caso de estudo
apenas se pretende descrever e analisar algumas hipóteses colocadas a priori e propor
novas conjecturas que resultam deste estudo e que poderão ser validadas ou declinadas
em estudos futuros. Além de um desempenho excelente em Educação Física contribuir
para um melhor desempenho em Matemática e em Língua Portuguesa, refira-se que em
relação às variáveis da aptidão física, a flexibilidade esquerda revelou-se factor
potenciador de uma melhor nota a Matemática e também os abdominais na Matemática
e o Vai-vém na Língua Portuguesa se mostraram factores potenciadores de uma melhor
nota.
Finalmente foi feita uma análise de "missing values", e comparou-se os resultados
obtidos com e sem estimação dos valores em falta na base de dados. Observou-se uma
boa concordância entre as duas abordagens; ABSTRACT: Mens sana in corpore san is a famous latin expression that point out the importance of a
good physical preparation so that the mind works well.
In primary and secondary schools there are students with different physical abilities,
different body mass indexes and different dietary habits.
After an evaluation of the influence of age, sex and school in body mass index, we
investigate if there is any association between the physical capability of students,
measured by Fitnessgram test battery (battery of tests that evaluates the level of
physical fitness in children / adolescents) and by their performance in physical
education, and academic performance, measured by final grades in the courses of
Mathematics and Portuguese Language.
Three schools were selected to collect the data and so we try to translate different
realities, such as town and village with a large surrounding rural, north and south.
We adjust two logistic regression models, one for Mathematics and other for the
Portuguese Language, with binary response variable corresponding to whether the
student had or failure in the respective course and we also adjust two ordinal regression
models considering as dependent variable students' grades.
This study can be identified as a case study, we only intended to describe and analyze a
few priori assumptions and propose new conjectures that result from this study and that
could be validated or declined in further studies. Excellent performances in Physical
Education contribute to a better performance in Mathematics and Portuguese language.
We point out that the variables of physical fitness, left flexibility are determinant of a
better performance in Mathematics. The abdominal is a potentiating factor to have a
better performance in Mathematics and the comings and goings in Portuguese
Language.
We conclude that gender and education are significant factors in explaining the notes;
girls tend to have higher marks than boys in Portuguese Language and Mathematics.
Finally, an analysis of "missing values" was made and we compared the results with and
without estimation of missing values in the database. We concluded that there was a
good agreement between the two approaches. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14187 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|