|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14171
|
Title: | A transição do 1º para o 2º ciclo do ensino básico: um estudo num agrupamento de escolas do Alentejo, envolvendo alunos, pais e professores |
Authors: | Salgado, Madalena Pires Lopes |
Advisors: | Neto, António |
Keywords: | Transição escolar 1º ciclo/2º ciclo Ensino básico Alunos País Professores School transition Primary school Lower secondary school School students Parents Teachers |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | É consensual entre muitos autores que as transições entre ciclos de
ensino são momentos marcantes na vida emocional e social dos alunos, pais e
professores, constituindo mesmo pontos delicados nos currículos escolares.
O objectivo central deste estudo consistiu, assim, em conhecer como era
perspectivada e vivida num Agrupamento de Escolas do Alentejo a fase de
transição (e adaptação) do 1º para o 2º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido,
julgou-se importante investigar de que forma a Escola e os seus actores –
alunos, pais/encarregados de educação e professores – perspectivavam,
preparavam e vivenciavam essas fases e que expectativas e preocupações
lhes estavam subjacentes.
Para obter evidência empírica sobre os aspectos supracitados, optou-se
pelo método do inquérito por questionário, pelo facto de o mesmo permitir que
todos os potenciais participantes pudessem efectivamente ser envolvidos na
investigação. Os questionários foram aplicados em duas fases diferentes:
Junho 2009 (pré-transição), aos alunos de 4º ano e aos respectivos
pais/encarregados de educação e professores; e Dezembro 2009 (póstransição),
aos alunos, pais/encarregados de educação e professores de 5º
ano, tentando-se, o mais possível, abranger os mesmos participantes.
Considerando a natureza e o objecto do estudo, apontou-se para uma
metodologia globalmente híbrida, mas de forte preocupação qualitativa e
interpretativa, tendo o estudo de caso funcionado como grande estratégia de
suporte à componente empírica da investigação.
Dos resultados obtidos foi possível inferir que no Agrupamento alvo do
estudo a transição parecia ser preparada de forma sustentada, que nem
sempre as percepções e preocupações de pais e professores correspondiam
às dos alunos e que estes se sentiam maioritariamente felizes e confortáveis
com a transição; ABSTRACT:
Transition from Primary School to lower Secondary School:
Case study in a School Group in Alentejo, involving Students,
Parents and Teachers
There is a consensus among many authors that the transitions between
school levels are meaningful moments in the emotional and social life of
students, parents and teacher; they are, indeed, milestones in school curricula.
Thus, the core objective of this research is to find out how the transition
and adaptation stage between primary school and lower secondary school is
seen and perceived in a school group in Alentejo. In this sense, it was
considered important to establish how the school and its actors (students,
parents and teachers) saw, prepared and experienced that stage, as well as
their underlying expectations and worries.
In order to get empirical evidence about the topics above, this research
chose to use questionnaires, given the fact that in that way all possible actors
might take an active role in the research. Questionnaires were administered in
two different moments: June 2009 (before the transition, involving 4th grade
students and their parents and teachers) and December 2009 (after the
transition, involving 5th grade students, parents and teachers). The same
participants were targeted, as much as possible.
Taking into account the nature and object of this research, we aimed at a
hybrid methodology, stressing quality and interpretation. The case study was
the major strategy underlying the empirical research.
From the results, it was established that in this school group the
transition appears to be prepared in a sustained fashion; that the perceptions
and worries of parents and teachers are sometimes different from those of
students; and that the latter feel, for the most part, happy about and comfortable
with the transition. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14171 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|