Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14116
|
Title: | As estruturas fortificadas de DIU |
Authors: | Lopes, Nuno Miguel de Pinho |
Advisors: | Matos, João Barros Rocha, João Serra de Magalhães |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | (Introdução): O projecto de D. João II, tinha como objectivo o caminho marítimo que possibilitasse as trocas comerciais com a Ásia, numa tentativa de monopolizar o comércio das especiarias. Deu-se o início do Império português do Orien-te, com a expansão de rotas comerciais para além dos negó-cios existentes no Norte de África e Guiné. O domínio dos Otomanos limitou as trocas comerciais de Veneza e Génova, permitindo aos portugueses estabelecer uma rota marítima praticamente limitada aos perigos do mar e na qual iria ligar directamente as regiões produtoras de especiarias aos seus mercados na Europa; os Otomanos viriam a ser os grandes adversários no mediterrâneo e mar vermelho. Já no reinado de D. Manuel e com Vasco da Gama na liderança da armada portuguesa, iniciou-se a Carreira da Índia (1497-1499). Calecute e Goa foram os primeiros pontos da construção de uma feitoria; o avanço português foi feito de Sul para Norte, estruturando o conjunto de fortalezas e formando uma rede defensiva, coincidente com a rede urbana. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14116 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|