Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14112
|
Title: | Alunos excelentes: quem são? Um estudo no ensino superior |
Authors: | Morais, Inês Pereira |
Advisors: | Candeias, Adelinda Araújo |
Keywords: | Excelência académica Personalidade Auto-conceito de competência Academic excellence Personality Self-concept of competence |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Historicamente o estudo da excelência tem-se focado nos constructos da inteligência, criatividade e motivação (Robinson & Clinkenbeard, 1998). No entanto, a personalidade apresenta-se como um factor influente na excelência académica a par do auto-conceito de competência, existindo inúmeras evidências acerca da influência que ambos os constructos têm na melhoria dos desempenhos académicos. O principal objectivo desta investigação é compreender o funcionamento dos alunos considerados excelentes, tentando perceber que características de personalidade e de auto-conceito de competência tendem a apresentar. Utilizando o método de Estudo de Caso, a amostra é constituída por 4 participantes e foram usados os instrumentos NEO-PI-R, EACC e uma entrevista. Conclui-se que, relativamente ao NEO-PI-R, o domínio Conscienciosidade não é igualmente preponderante nos 4 perfis, mas sim a Abertura à Experiência. Percebeu-se ainda que o auto-conceito de competência é moderadamente positivo. Para futuras investigações poder-se-á tomar em consideração a influência da relação personalidade / auto-conceito na excelência; ABSTRACT: Historically the study of excellence has focused on the constructs of intelligence, creativity and motivation (Robinson & Clinkenbeard, 1998). However, personality and self-concept of competence present themselves as influential factors in academic excellence and there is plenty of evidence about the influence that both constructs have on improving academic performance. The main objective of this research is to understand the students considered excellent, trying to figure out what kind of personality and self-concept of competence they present. Using the Case Study method, the sample consists in four participants and the instruments used were NEO-PI-R, EACC and an interview. We concluded that for the NEO-PI-R, Conscientiousness domain is not equally preponderant in the four profiles, but Openness to Experience is. We also noticed that self-concept of competence is moderately positive. For future investigations would be relevant to take into consideration the influence of the relationship personality/self-concept in excellence. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14112 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|