Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14039

Title: O ensino de crianças do 1º ciclo do ensino básico com necessidades educativas especiais, nos municípios de Elvas e Olivença, entre 1986 e 1996: estudo descritivo, comparativo e crítico
Authors: Silva, Antero Bairinhas Alves da
Advisors: Patrício, Manuel Ferreira
Keywords: Ensino básico
Ensino especial
Elvas, Portalegre (Portugal)
Olivença (Espanha)
Poder e Sistemas Políticos
Issue Date: May-2000
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Introdução - A abordagem aos conceitos-chave contidos neste capítulo procura determinar, caracterizar e entender o desafio da mudança que as instituições de educação especial devem sofrer para enfrentar situações em que a noção de começo está sempre presente, sem se ter a pretensão de realizar um estudo aprofundado e, muito menos, esgotar uma matéria que se revela de tão grande complexidade. Torna-se necessário, neste contexto, ensaiar processos e formas de auto-organização baseados na iniciativa pessoal e de equipas inovadoras, emergentes da própria comunidade educativa, que apontem para a mobilização activa e partilhada. Numa sociedade em mudança permanente, as estruturas e métodos devem estar continuamente sujeitos a um desenvolvimento sustentável, até porque hoje ninguém sabe, e cada vez menos se sabe o que nos espera o futuro. Por tudo isto, a informação é hoje um valor cada vez mais requisitado para a sustentação de uma organização aprendente. O desenvolvimento de pólos de incerteza perturba, cada vez mais, as margens de manobra nos estreitos espaços onde tem lugar a decisão individual. Os processos de globalização obrigam a que se dê uma atenção proeminente aos sistemas e estruturas vocacionados para o trabalho educativo e formativo. Num futuro que começa todos os dias mais cedo as sociedades potenciam-se para a instabilidade, na medida em que se tornam mais abertas e mais imateriais. Por isso, há que valorizar os lugares da expressão do poder do conhecimento e do seu integral aproveitamento; investir no desenvolvimento preferencial de espaços onde se tome possível e viável a criação de destrezas, saberes e aprendizagens fundamentais para que os indivíduos consigam enfrentar os aspectos conhecidos das relações sociais e profissionais e, responsavelmente, domestiquem e libertem essa permanente invenção de substancia humana que se chama conhecimento. É neste contexto que se equaciona a investigação no domínio da organização das acções educacionais, que tendo como pano de fundo uma sociedade onde predominam as actividades "imateriais", se vai tornando mais densa, altamente informante e mais complexa, logo, problemática. Penso que este contexto não deve ser visto como uma ameaça, como é usual interpretá-lo por via da mediatização imediatista, mas como um chão que torna solúvel a difusão do conhecimento e do progresso humano criador de uma cultura de inovação. Os conceitos devem permitir melhorar as competências dos agentes da mudança para a inovação, e também proporcionar o desenvolvimento de profissionais mais criativos, comunicativos, cooperadores e solidários, sempre na perspectiva de que estamos na presença de organizações aprendentes. É através dos conceitos que as ideias ou os objectos são concebidos pelo espírito ou adquiridos por ele, e que permite organizar as percepções e os conhecimentos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14039
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Antero Bairinhas Alves da Silva - Tese de Mestrado - 143 605.pdf6.57 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois