|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/13893
|
Title: | Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP |
Other Titles: | Students engagement with school and school disruption: A study with students on a TEIP school |
Authors: | Soares, Joana Melo, Madalena Almeida, Ana |
Editors: | Veiga, Feliciano Melo, Madalena Carvalho, Carolina Almeida, Ana Festas, Isabel Caldeira, Suzana Taveira, Céu |
Keywords: | Envolvimento Alunos Disrupção Escolar Territórios Educativos de Intervenção Prioritária |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Citation: | Soares, J., Melo, M. & Almeida, A. (2014). Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP (Students engagement with school and school disruption: A study with students on a TEIP school). In Veiga, F. H; Almeida, A.; Carvalho, C.; Galvão, D.; Goulão, M. F; Marinha, F.; Festas, M. I; Janeiro, I.; Nogueira, J.; Conboy, J.; Melo, M.; Taveira, M. C; Baía, S.; Caldeira, S.; Pereira, T. (2014). Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 509-525). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-98314-7-6 |
Abstract: | O envolvimento dos estudantes na escola é um conceito que tem despertado um interesse crescente na comunidade científica. A natureza multidimensional do conceito permite que se evidenciem as interfaces cognitivas, emocionais e comportamentais do envolvimento e a que tipo de influências está sujeito, não só em função das diferenças de idade, género e contexto socioeconómico, mas ainda do modelo educativo e de outras variáveis escolares. O envolvimento dos alunos nas escolas tem sido visto como uma variável capaz de explicar vários dos problemas escolares que afetam também as escolas portuguesas (e.g. baixo desempenho académico e o risco de abandono escolar), e que estão na génese dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). O presente estudo tem como objetivo geral analisar o envolvimento dos estudantes numa escola TEIP na região do Grande Porto e as suas relações com a disrupção escolar e os resultados académicos de estudantes em fase de início e final de ciclo, ou seja, de 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) e 3.º ciclo (7.º e 9.º ano) de escolaridade. O procedimento de recolha de dados envolveu uma amostra de 391 alunos, aos quais foram aplicadas a Escala de Envolvimento do/a Estudante na Escola – EAE 2012, com a qual se pretende aferir o grau de envolvimento estudante/escola e a Escala de Disrupção Escolar Professada – EDEP, para avaliar o grau de disrupção escolar dos alunos. Os resultados demonstram que existem diferenças quanto ao género quer na disrupção quer no envolvimento, enquanto no ano de escolaridade estas diferenças não são tão claras. |
URI: | http://cieae.ie.ul.pt/2013/?page_id=1608 http://hdl.handle.net/10174/13893 |
ISBN: | 978-989-98314-7-6 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|