Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13869

Title: Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura
Authors: Veiga, Feliciano
Wentzel, Kathryn
Melo, Madalena
Pereira, Tiago
Galvão, Diana
Editors: Veiga, Feliciano
Melo, Madalena
Almeida, Ana
Carvalho, Carolina
Galvão, Diana
Goulão, Fátima
Marinha, Fernanda
Festas, Isabel
Janeiro, Isabel
Nogueira, João
Conboy, Joseph
Taveira, Maria do Céu
Bahía, Sara
Caldeira, Suzana
Pereira, Tiago
Keywords: Envolvimento dos alunos na escola
relações com os pares
resultados académicos
Issue Date: 2014
Publisher: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citation: Veiga, F. H., Wentzel, K., Melo, M., Pereira, T. & Galvão, D. (2014). Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura. In Veiga, F. H; Almeida, A.; Carvalho, C.; Galvão, D.; Goulão, M. F; Marinha, F.; Festas, M. I.; Janeiro, I.; Nogueira, J.; Conboy, J.; Melo, M.; Taveira, M. C; Baía, S.; Caldeira, S.; Pereira, T. (2014). Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 1867-1880). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-98314-7-6
Abstract: O envolvimento dos alunos na escola (EAE) tem sido estudado na sua relação com o desempenho académico dos alunos, bem como com o abandono e o comportamento na escola. Para descrever o estado da arte do presente tema “envolvimento na escola” e “relação com os pares”, a metodologia utilizada foi a revisão da literatura de tipo narrativa. A literatura revela a existência de consenso no que respeita ao facto de o envolvimento englobar diversos componentes (Fredricks et al., 2004; Glanville & Wildhagen, 2007), suscetíveis de predizer diferentes consequências e de serem in3uenciados por diferentes variáveis, quer de foro pessoal, quer contextual. Enquanto parte integrante do contexto socio-relacional dos estudantes, o grupo de pares assume forte importância na escola, particularmente durante a adolescência, ainda que a esta relação não tenha sido ainda a dedicada muita pesquisa (Furrer & Skinner, 2003; Lynch, Lerner, & Leventhal, 2013; You, 2011) comparativamente à família. Supõe-se que a existência de relações positivas com os pares contribua para sentimentos de pertença à escola, os quais promovem a adoção de objetivos socialmente valorizados (Connell & Wellborn, 1991). Este trabalho revê a literatura sobre a relação entre o envolvimento dos alunos na escola e as relações com os pares.
URI: http://cieae.ie.ul.pt/2013/?page_id=1608
http://hdl.handle.net/10174/13869
ISBN: 978-989-98314-7-6
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares Uma revisão da literatura.pdf629.62 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois