|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/13869
|
Title: | Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura |
Authors: | Veiga, Feliciano Wentzel, Kathryn Melo, Madalena Pereira, Tiago Galvão, Diana |
Editors: | Veiga, Feliciano Melo, Madalena Almeida, Ana Carvalho, Carolina Galvão, Diana Goulão, Fátima Marinha, Fernanda Festas, Isabel Janeiro, Isabel Nogueira, João Conboy, Joseph Taveira, Maria do Céu Bahía, Sara Caldeira, Suzana Pereira, Tiago |
Keywords: | Envolvimento dos alunos na escola relações com os pares resultados académicos |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Citation: | Veiga, F. H., Wentzel, K., Melo, M., Pereira, T. & Galvão, D. (2014). Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura. In Veiga, F. H; Almeida, A.; Carvalho, C.; Galvão, D.; Goulão, M. F; Marinha, F.; Festas, M. I.; Janeiro, I.; Nogueira, J.; Conboy, J.; Melo, M.; Taveira, M. C; Baía, S.; Caldeira, S.; Pereira, T. (2014). Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 1867-1880). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-98314-7-6 |
Abstract: | O envolvimento dos alunos na escola (EAE) tem sido estudado na sua relação com o desempenho
académico dos alunos, bem como com o abandono e o comportamento na escola. Para descrever o
estado da arte do presente tema “envolvimento na escola” e “relação com os pares”, a metodologia
utilizada foi a revisão da literatura de tipo narrativa. A literatura revela a existência de consenso
no que respeita ao facto de o envolvimento englobar diversos componentes (Fredricks et al.,
2004; Glanville & Wildhagen, 2007), suscetíveis de predizer diferentes consequências e de serem
in3uenciados por diferentes variáveis, quer de foro pessoal, quer contextual. Enquanto parte
integrante do contexto socio-relacional dos estudantes, o grupo de pares assume forte importância
na escola, particularmente durante a adolescência, ainda que a esta relação não tenha sido ainda a
dedicada muita pesquisa (Furrer & Skinner, 2003; Lynch, Lerner, & Leventhal, 2013; You, 2011)
comparativamente à família. Supõe-se que a existência de relações positivas com os pares contribua
para sentimentos de pertença à escola, os quais promovem a adoção de objetivos socialmente
valorizados (Connell & Wellborn, 1991). Este trabalho revê a literatura sobre a relação entre o
envolvimento dos alunos na escola e as relações com os pares. |
URI: | http://cieae.ie.ul.pt/2013/?page_id=1608 http://hdl.handle.net/10174/13869 |
ISBN: | 978-989-98314-7-6 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|