Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/13777
|
Title: | A Triangulação Sustentada de Dados como Condição Fundamental para a Investigação Qualitativa |
Authors: | Borralho, António Fialho, Isabel Cid, Marília |
Editors: | Brás, José Tavares, Manuel Gonçalves, Maria |
Keywords: | matriz de investigação riangulação análise de dados qualitativos |
Issue Date: | Jun-2014 |
Abstract: | O artigo que aqui se apresenta resultou de uma investigação (financiada pela Fundação para Ciência e Tecnologia: PTDC/CPE-CED/114318/2009) cujo objetivo principal foi descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores em diferentes cursos de universidades portuguesas e brasileiras, com o intuito de compreender as relações entre tais práticas, as aprendizagens dos alunos e o seu sucesso académico. Foi definida uma matriz de investigação com os objetos e dimensões de análise, a partir da qual se estruturaram os instrumentos de recolha de dados e se levou a cabo a análise desses dados procurando elaborar sínteses avaliativas parciais para dar origem a uma síntese avaliativa global. Este procedimento permite uma maior coerência entre o problema e as questões de investigação, os respetivos níveis de análise e interpretação dos dados e, consequentemente, as conclusões. Esta coerência interna em muito contribui para a validade da investigação, constituindo um critério de excelência para a qualidade da investigação produzida.This paper presents the results of an investigation (funded by Foundation for Science and Technology: PTDC/CPE-CED/114318/2009) whose main objective was to describe, analyze and interpret teaching and assessment practices developed by teachers in different courses of Portuguese and Brazilian universities, in order to understand the relationship between such practices, student learning and their academic success. A Matrix of research with the objects of analysis was defined – from which were structured the instruments for data collection and carried out the data analysis – in order to develop evaluative partial synthesis to give an overall evaluative synthesis. This procedure allows greater consistency between the problem and the research questions, the respective levels of analysis and the interpretation of data and consequently the conclusions. This internal consistency contributes significantly to the validity of research providing a criterion of excellence for research quality |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/13777 |
ISSN: | 1645-7250 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|