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http://hdl.handle.net/10174/13551
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Title: | Contributo para o estudo das expressões idiomáticas, com referência ao processo de aquisição e propostas de didactização |
Authors: | Malhado, Margarida Isabel Mimoso |
Advisors: | Gonçalves, Fernanda |
Keywords: | Expressões idiomáticas Aquisição Indecomponibilidade lexical Opacidade semântica Congelamento sintáctico Fraseodidáctica Português lingua materna Idioms Acquisition Lexical indecompositionaty Semantic opacity Sintactic frozenness Context Sintactic continuum Fraseodidactics Portuguese mother tongue |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O principal objectivo da presente investigação é dar um contributo para o estudo das Expressões Idiomáticas, focando-se em questões relacionadas com o processo de aquisição destas estruturas e com a didáctica das mesmas.
Neste sentido, pretende-se situar o termo “Expressão Idiomática” no universo linguístico e defini-lo conforme os paradigmas lexicográfico, sintáctico-semântico, psicolinguístico, pedagógico e sociolinguístico.
Propõe-se também abordar a aquisição e a compreensão destas expressões, analisando a forma como as características da indecomponibilidade lexical, da opacidade semântica e do congelamento sintáctico se reflectem no processo, analisando igualmente o papel do contexto no mesmo.
Apresenta-se ainda uma proposta de classificação sintáctica das expressões idiomáticas, consoante o seu grau de rigidez, distribuindo-as consequentemente num contínuo sintáctico.
Por último, aborda-se o ensino de tais expressões, em termos da Fraseodidáctica, e apresenta-se algumas propostas de didactização, principalmente ao nível do Português Língua Materna, tendo em conta o Novo Programa de Português do Ensino Básico; ABSTRACT:
The main goal of this research is to contribute to the study of Idioms, focusing on issues related to the acquisition of these structures and their didactics.
In this sense, it is intended to situate the term “Idiom” in the linguistic universe and define it according to the lexical, syntactic, semantic, psycholinguistic, sociolinguistic and educational paradigms.
Idioms acquisition and comprehension are also discussed, in order to analyze how the characteristics of lexical indecomposability, semantic opacity and syntactic frozenness are reflected in the process, as well as the importance of the context in it.
It also presents a syntactic classification of Idioms, depending on their degree of rigidity, which allows a distribution of these expressions in a syntactic continuum.
Finally, this study explores the Idioms teaching, in Fraseodidactics context, presenting some didactic proposals for Portuguese Mother Tongue, taking into account the New Portuguese Program of Basic Education. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/13551 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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