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http://hdl.handle.net/10174/13470
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Title: | Rossios do significado urbano |
Authors: | Freire, Maria da Conceição Marques |
Advisors: | Carapinha, Aurora Gaspar, Jorge |
Keywords: | Património arquitectónico Património urbano Rossio de Évora |
Issue Date: | 1999 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Introdução - O nosso estudo recai sobre uma categoria de património que se inclui dentro do espaço não edificado - o rossio - área de intervenção, por excelência, da Arquitectura Paisagista formação básica que possuímos. O rossio é um legado resistente e cobiçado como ilustram o significativo número de unidades, ainda hoje existentes, e as múltiplas intenções de alterações espaciais conhecidas, concretizadas ou não. Urge, por esse motivo, perceber as funções que desempenhou, e ainda desempenha, na estrutura urbana para que possamos contribuir para a definição daquelas que poderão ser consideradas as suas actuais aptidões. Determinantes para a criação do espaço rossio nos nossos aglomerados foram, necessariamente, o contexto urbano e rural em que foi gerado e as necessidades das respectivas comunidades. A esse processo não terá sido alheia a contribuição da essência mediterrânica da nossa paisagem e a relação que o homem com ela estabeleceu. Esta é uma paisagem de contrastes - determinada pelas características topológicas e fitoclimáticas do território e pelas diferentes civilizações que a ele acorreram - onde, a actividade agrária e a pastoril, o povoamento e a estrutura urbana dos aglomerados ocorrem mesclados, função desses determinismos.
Sobre a exploração agrícola do solo, o pastoreio, o regime de propriedade e os diversos tipos de povoamento que ocorrem no nosso território, alguns autores, entre os quais destacamos O. RIBEIRO, sublinham as grandes diferenças e influências que se cruzam, reforçam ou contrariam, em áreas territoriais distintasl. Agro-sistemas diversos, muitas vezes multifuncionais, caracterizam assim distintas unidades da nossa paisagem cultural. Sobre a estrutura urbana portuguesa, autores como A. BEIRANTE, J. GASPAR, A. OLIVEIRA MARQUES, T. SALGUEIRO, entre outros, referenciam-nos as modificações e evoluções operadas na cidade2. Nestes povoamentos urbanos, por um lado, consolidou-se uma estrutura urbana mais marcada e, por outro, desenvolve-se uma maior sociabilidade e multifuncionalidade, aspectos que lhe determinam a morfologia e o carácter, este último ainda intimamente ligado ao mundo rural. Essa multifuncionalidade e sociabilidade são concretizadas pelo conjunto diversificado de funções que a cidade acolhe e pela predisposição de vivência em sociedade que desenvolve. É local de residência, de produção e transformação de alguns produtos e de troca de quase todos, de culto religioso e de administração territorial.
Ao longo da história distintas formas urbanas foram geradas ou transformadas. Neste processo foram certamente determinantes as diferentes condições históricas, sociais, económicas e políticas, existentes nas diversas comunidades que produziram e habitaram o espaço urbano. A imagem característica da cidade mediterrânea medieval, cristã ou muçulmana, corresponde a um sítio proeminente, de onde nasce um recinto muralhado circundado por uma área agrícola que abastece a urbe3. Nessa imagem participa, ainda, o espaço livre, periférico e adjacente ao recinto, junto a uma porta, onde se efectuavam actividades ou manifestações que o espaço urbano não comportava e onde se estabeleciam relações importantes entre o centro produtor, rural, e o consumidor essencialmente urbano. Este espaço livre não permaneceu sempre no mesmo local ao longo do percurso urbano dos aglomerados. Outras localizações espaciais devem-se á expansão urbana para fora do limite da muralha (situação que conduziu, frequentemente, ao alargamento da cerca englobando-se as novas expansões) com consequente concretização de outros recintos livres. As portas da muralha, que se incluem na proximidade daqueles, apresentavam uma localização certamente relacionada com as vias que ligavam cidades, regiões e mesmo circulações internacionais e ainda, quando presentes, com as pontes sobre as linhas de água e áreas portuárias. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/13470 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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