Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13130

Title: Segmentação dos mercados nos centros hípicos
Authors: Martins, António Carlos Pereira Rico
Advisors: Silvério, Marta da Conceição Cruz
Basílio, Andreia Teixeira Marques Dionísio
Keywords: Centro hípico
Segmentação de mercado e segmentos
Equestrian center
Market segmentation and segments
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O setor equestre e o cavalo desde cedo que acompanham a história de Portugal, mas é um setor com poucos estudos económicos. O presente estudo foca-se nos centros hípicos e estabelece como objetivo geral identificar segmentos de mercado ao nível do público-alvo dos centros hípicos e como objetivos específicos, identificar os critérios e variáveis de segmentação e caracterizar os elementos que compõem cada segmento. O estudo apresenta a fundamentação teórica sobre a segmentação de mercado, posteriormente sobre centros hípicos e aspetos relacionados. No seguimento explica-se a metodologia, determinam-se os resultados obtidos com base na estatística descritiva e multivariada e finalmente apresentam-se as conclusões. Conclusivamente verificaram-se 3 segmentos, um segmento de cavaleiros preocupados com a sua carreira desportiva, mas sensíveis ao estatuto social associado, um segundo segmento de indivíduos que gostam da equitação por causa dos cavalos e um terceiro segmento de cavaleiros que apenas pretendem uma carreira no setor; Market Segmentation in Equestrian Centers Abstract: The equestrian market and the horse have a long history in Portugal, but needs to grow in matter of economic studies. The present study focuses on equestrian centers, specifically, aims to identify market segments in equestrian centers, identify the targeting criteria, the respective variables and characterize the individuals of each segment. The study presents the theoretical background about the market segmentation, the equestrian center and related aspects. Further on, the methodology is explained, the results are determinate with the descriptive and multivariate statistics and finally the conclusions are presented. Conclusively, 3 segments were identified, one segment of concerned riders with their sports career and their social status, a second segment of respondents who enjoys riding because of horses and finally a segment of riders that are concerned with their sports career without other constraints.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13130
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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