Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12998
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo |
Authors: | Moura, Ana Cristina Letras |
Advisors: | Godinho, Maria de Fátima Aresta |
Keywords: | Avaliação colaborativa Qualidade Investigação-acçãO Espaços e materiais Colaborative avaliation Quality Investigation-action Space and materials |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório intitulado “Prática de Ensino Supervisionada em educação préescolar:
Avaliação da qualidade como processo colaborativo”, desenvolveu-se no
âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em
Jardim-de-infância e tem como finalidade a obtenção do grau mestre em Educação Préescolar.
A instituição onde desenvolvi o estágio foi a Coopberço, numa sala heterogénea de
creche e no jardim-de-infância com um grupo de 3 e 4 anos de idade.
O trabalho desenvolvido, adotando a metodologia de investigação-ação, procurou
compreender de que forma a qualidade do espaço e materiais influenciam o nível de
envolvimento das crianças, revelando ser fundamental avaliar a qualidade dos espaços e
materiais para potenciar a qualidade das aprendizagens das crianças. Para tal, trabalhei
colaborativamente com educadoras e crianças.
Neste processo de investigação ação foram utilizadas as escalas ECERS e ITERS e o
Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP), com a utilização da Escala de
Envolvimento da Criança; Abstract: Practice of supervisioned teaching in pre-school education: Avaliation
of quality as colaborative process
The present report entitled “ Practice of supervisioned teaching in pre-school education:
Avaliation of quality as colaborative process”, was developed under the curricular unit:
Practice of Supervisioned teaching in nursery and kindergarten and the purpose is the
achievement of the master degree in Pre- school education.
The institution where I developed the traineeship was Coopberço , in a heterogeneous
classroom in nursery and kindergarten with a group of children with 3 and 4 years old.
The developed work , adopting the methodology investigation- action, try to understand
how the quality of the space and materials have Influence in the level of involvement of
children, revealing to be essential to assess the quality of the spaces and materials to
increase the quality of the children’s learning. For that, I worked with kindergarten
teacher and children.
In this investigation-action process was used the ECERS and ITERS scales and the
manual “Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP)”, using the children
enveloping scale . |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12998 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|