|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12952
|
Title: | "Afectividade: o desafio do professor no processo de ensino aprendizagem em escola pública nas turmas de 8ª série do ensino fundamental em Belém do Pará |
Authors: | Macedo, Carmen Denise Cavalheiro de |
Advisors: | Moreira, Maria de Lurdes |
Keywords: | Afetividade Relação professor x aluno Aprendizagem escolar Affectivity Relationship teacher x student School learning |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A afetividade no ensino e aprendizagem abrange um campo de significações complexas como conceitos, preconceitos, estereótipos, discriminações, identidades, diferentes culturas entre outros. Daí, pensar-se serem esses os fatores que implicam na construção dos sujeitos nesse campo. Acredita-se que o afeto, educa e tornam os alunos educados. No entanto, esse sentimento na escola pública é raro ou pouco encontrado nos espaços escolares.
O estudo baseia-se na metodologia fenomenológica, e investiga os fatores que influenciam a afetividade entre professor (a) e aluno (a) durante o processo ensino aprendizagem em escola pública em Belém do Pará, especificamente em turmas de 8ª série do ensino fundamental. Como objetivo geral, analisar os fatores que contribuem para afetividade entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem e como específicos, analisar a inserção afetiva na prática escolar em escola pública;identificar os aspectos que influenciam a afetividade na aprendizagem e analisar papel do professor no desenvolvimento da afetividade com os alunos no contexto da aprendizagem Foram observados diversos fatores que permeiam a afetividade escolar. Realizei a coleta de dados utilizando questionários, entrevistas semi-estruturada, observação participante e de grupos focais. Por meio da análise ideográfica tratou-se dos discursos produzidos pelos sujeitos individualmente, revelando tudo o que foi visto e ouvido, construindo os elementos estruturais do fenômeno, dados que foram analisados na pesquisa.
Observou-se que a afetividade só será eficaz a partir do momento que houver um entrelaçamento e estreitamento de relações entre professor, aluno e pais para que juntos possam somar e alcançar o que tanto se vem lutando que é uma educação de qualidade. Pensar na afetividade nas escolas é preciso que se entenda que ela se dá antes de tudo na relação estabelecida entre alunos, professores, educadores, e funcionários da escola de um modo geral; ABSTRACT: The affectivity in the teaching and learning embraces a field of complex significances as concepts, prejudices, stereotypes, discriminations, identities, differences, culture among others. Then, to think be those the factors that implicate in the construction of the subjects in that field. It is believed that the affection, educates and they turn the educated students. However, that feeling in the public school is rare or little found in the school spaces.
The study bases on the methodology phenomenological, and it investigates the factors that influence the affectivity among teachers (a) and student (a) during the process I teach learning in public school in Belém of Pará, specifically in groups of 8th series of the fundamental teaching. As objective generality, to analyze the factors that contribute for affectivity between professor and pupil in the education process and learning , specific, to analyze the affective insertion in the practical pertaining to school in public school; to analyze the influence of the affectivity in the learning and to analyze paper of the professor in the development of the affectivity with the pupils in the context of the learning They were observed several factors that permeate the school affectivity. The affectivity involves the student, the teacher, the family and your socioeconomic and cultural conditions, the school, the school system and the government. Each one with your portion of responsibility that needs to be assumed.
The collection of data was accomplished through questionnaires, interviews semi-structured, participant observation and of focal groups. Through the analysis ideographic it was treated of the speeches produced individually by the subjects, revealing everything that was seen and ear, building the structural elements of the phenomenon, data that were analyzed in the research.
It was observed that the affectivity will only be effective starting from the moment that there are an interlacement and narrowing of relationships among teacher, student and parents so that together they can add and to reach him/it that so much she are struggling that is a quality education. To think in the affectivity in the schools, it is necessary that understands each other that she feels before everything in the established relationship among students, teachers, educators, and employees of the school in a general way. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12952 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|