Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12602

Title: A leitura no contexto da educação pré-escolar
Authors: Balça, Ângela
Leal, Eva
Keywords: Literacia emergente
Leitura
Formação de leitores
Supervisão
Issue Date: 2014
Abstract: Este texto decorre do estudo realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica, concluído numa instituição de ensino superior portuguesa, e centra-se nas questões da literacia emergente em contexto de jardim-de-infância. Dada a relevância desta problemática, interrogámo-nos sobre a forma como os educadores de infância cooperantes e os estagiários conseguem (ou não), por meio de interações e práticas de leitura, aproximar as crianças do livro e da literatura infantil, promovendo a formação de leitores precoces. Sendo assim, seguimos a metodologia do estudo de caso para mostrarmos a realidade de três contextos de supervisão (A, B e C) no domínio da abordagem à leitura. Nas conclusões, é evidente que o par pedagógico C se destaca na promoção de um ambiente literácito quantitativa e qualitativamente rico de experiências significativas, refletindo um investimento sério e constante na promoção da leitura e da escrita.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12602
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Balça e Leal 2014.pdf418.11 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois