| 
                
             | 
            
            
            
            
            
                
                
  
    
    
        
            
                
                Please use this identifier to cite or link to this item:
                http://hdl.handle.net/10174/12487
             | 
         
     
     
    
    
| Title:  | Avaliação externa do programa de atividades de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico |  
| Authors:  | Fialho, Isabel Verdasca, José Moreira, Lurdes Chaleta, Elisa Grácio, Luísa Magalhães, Olga Saragoça, José Cid, Marília Tobias, Antónia |  
| Keywords:  | Atividades de Enriquecimento Curricular !.º ciclo do ensino básico |  
| Issue Date:  | Dec-2013 |  
| Publisher:  | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora |  
| Citation:  | Fialho, I.;  Verdasca, J.; Moreira, L.; Chaleta, E.; Grácio, L.; Magalhães, O; Saragoça, J.; Cid, M. & Tobias; A. (2013). Avaliação externa do programa de atividades de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Disponível em http://www.dgidc.min-edu.pt/aec/index.php?s=directorio&pid=21 |  
| Abstract:  | O presente estudo avalia as componentes de implementação e de impacto do Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º ciclo do Ensino Básico, a partir das opiniões e perceções de diversos atores inquiridos por questionários (responsáveis pelas AEC das entidades promotoras e das entidades parceiras; direção dos agrupamentos de escolas; professores titulares de turma do 4.º ano; professores do 5.º ano das disciplinas de Educação Física, Educação Musical e Inglês; técnicos das AEC de Ensino da Música, Ensino de Inglês, Atividades Lúdico-Expressivas e Atividade Física e Desportiva; pais e encarregados de educação dos alunos de 4.º ano; alunos de 4.º e de 5.º ano) e da aplicação de provas de avaliação de diagnóstico a alunos de 5.º ano.
Para responder aos objetivos de avaliação da implementação e do impacto do programa das AEC, foram delineados dois tipos de estudos, um estudo sincrónico que envolveu uma amostra representativa de agrupamentos de escolas (206), em que foram aplicados questionários e um estudo exploratório que envolveu 16 agrupamentos de escolas, nos quais foram realizadas provas de avaliação diagnóstica, a alunos de 5.º ano das disciplinas de Educação Musical, Inglês e Educação Física.
O estudo veio corroborar alguns aspetos positivos e constrangimentos do programa das AEC, já identificados em outros estudos, mas também revelou impactos e, ainda que estes tenha sido avaliados, essencialmente, através da perceção dos sujeitos, a dimensão da amostra e a diversidade de inquiridos, conferem sustentabilidade aos dados recolhidos.
Os resultados alcançados permitem-nos destacar como aspetos positivos do programa das AEC:
i)	tendência para a estabilidade no funcionamento das AEC, ao nível da oferta e da permanência dos técnicos na entidade promotora;
ii)	eficácia das parceiras estabelecidas com diversas entidades que assumem, parcial ou totalmente, a execução das AEC;
iii)	predominância de técnicos com habilitações elevadas e qualificação adequada;
iv)	equidade no acesso de todos os alunos a experiências de aprendizagem diversificadas e enriquecedoras do currículo;
v)	adequação dos tempos de permanência das crianças nas escolas, às necessidades da maioria das famílias.
O programa das AEC ainda se debate com alguns constrangimentos: 
i)	baixo envolvimento e participação dos pais e encarregados de educação nas AEC;
ii)	baixo consenso no horário de funcionamento e na carga horária das AEC;
iii)	condições laborais dos técnicos das AEC pouco atrativas (horários reduzidos, pouca equidade na remuneração e precaridade do vínculo laboral);
iv)	insuficiente articulação curricular e pedagógica, sobretudo, entre o 1.º e o 2.º ciclo
v)	ausência ou insuficiência de horas para reuniões, no horário  de trabalho dos técnicos;
vi)	diversidade de procedimentos de supervisão das AEC (alguns não incluem a observação das atividades);
vii)	não assunção da supervisão das atividades, enquanto processo de regulação, apoio e melhoria;
viii)	quantidade e qualidade dos materiais necessários, sobretudo, no Ensino da Música e na Atividade Física e Desportiva;
ix)	ausência de garantia de condições de uma efetiva integração dos alunos com NEE nas turmas de AEC;
x)	tendência para estratégias de ensino  escolarizadas, sobretudo, no Ensino de Inglês;
xi)	pouca clareza nos procedimentos de avaliação das aprendizagens dos alunos;
xii)	oferta circunscrita às AEC nucleares (Ensino de Inglês, Ensino da Música e Atividade Física e Desportiva), em alguns agrupamentos;
xiii)	insuficiente generalização da avaliação do programa das AEC nos agrupamentos e entidades promotoras/parceiras.
Os principais impactos do programa nas escolas são:
i)	amplo conhecimento dos programas do 1.º ciclo e das disciplinas do 5.º ano e das orientações programáticas das AEC por parte dos técnicos das AEC e dos professores de 1.º ciclo e de 2.º ciclo;
ii)	maior abertura das escolas ao meio por via das parcerias estabelecidas com outras entidades;
iii)	divulgação e valorização do património cultural do meio envolvente, mediante alguma oferta específica de AEC e de atividades desenvolvidas em contexto de AEC;
iv)	tendência para uma cultura de escola mais participativa – participação dos técnicos das AEC em reuniões de trabalho com diferentes atores educativos;
v)	planeamento e realização conjunta de atividades com a mobilização de professores de 1.º ciclo e técnicos das AEC;
vi)	reorganização do horário de funcionamento das atividades letivas e não letivas;
vii)	reorganização e gestão de espaços e recursos atendendo às necessidades das AEC.
Os principais impactos do programa nos alunos são:
i)	melhoria da autonomia e das competências sociais;
ii)	reforço das aprendizagens no 1.º ciclo;
iii)	elemento facilitador das aprendizagens no 2.º ciclo;
iv)	aumento da motivação para as aprendizagens;
v)	empenho dos alunos nas atividades;
vi)	satisfação global dos alunos com as AEC que frequentam.
Os impactos do programa nas famílias são evidentes: 
i)	no reconhecimento da importância das AEC para  sucesso escolar dos alunos;
ii)	no elevado nível de satisfação dos pais com a qualidade dos técnicos, das atividades e da relação pedagógica destes com os alunos;
iii)	no elevado nível de satisfação dos pais com os horários de funcionamento;
iv)	no elevado nível de satisfação dos pais com as aprendizagens dos alunos em contexto de AEC. |  
| URI:  | http://www.dgidc.min-edu.pt/aec/index.php?s=directorio&pid=21 http://hdl.handle.net/10174/12487 |  
| Type:  | report |  
| Appears in Collections: | PED - Relatórios CIEP - Relatórios
  |  
  
    
    
     
    
 
    
    
	
    Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated. 
                    
                      
                 |