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http://hdl.handle.net/10174/12306
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Title: | Uma análise ecológica do consumo na educação escolar |
Authors: | Carvalheiro, Maria Teresa Pires |
Advisors: | Bettencourt, Alexandre |
Issue Date: | 1994 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Introdução - A escolha do tema desta dissertação prende-se essencialmente com dois tipos de factores. O primeiro tem a ver com o facto da minha formação científica e actividade profissional estarem ligadas ao ensino; fazer investigação nesta área é estimulante em termos de actividade futura. O segundo foi ter compreendido que a Ecologia Humana, nos abre um espaço de reflexão sobre a natureza, importância e valor adaptativo das interacções entre o homem e o meio envolvente. A escola é um espaço privilegiado para se fazer essa reflexão. Reflectir sobre a História em curso é uma forma de preparar o futuro. A reflexão dependerá dos limites espaço-temporais que determinam a nossa visão e percepção do mundo. Ultrapassar esses limites é um desafio e raciocinar sobre o possível e o provável sem muito de especulativo, numa tentativa ao mesmo tempo global e ordenada de examinar o passado, o presente e o futuro, é o nosso objectivo. O trabalho divide-se em duas partes principais. A primeira parte constitui o enquadramento teórico que serve de suporte e fundamento à segunda e a metodologia utilizada foi sobretudo a pesquisa bibliográfica. Na segunda parte, procedemos a uma análise de conteúdo dos programas do ensino básico, no âmbito da reforma educativa. Trata-se de uma análise temática assente nas mensagens relativas aos conteúdos (sobretudo os relacionados com as matérias de ensino-aprendizagem) desligada dos aspectos psico-pedagógicos e didácticos que os enformam. Apesar destes últimos aspectos não serem objecto da nossa análise, estamos conscientes que uma efectiva gestão de recursos humanos assentará necessariamente em processos de ensino-aprendizagem que estimulem a criatividade, a capacidade de diálogo, relações humanas e liderança, deixando-se de sobrevalorizar o domínio estritamente cognitivo.
Na primeira parte do trabalho começámos por descrever sinteticamente a evolução da Ecologia Humana e as dificuldades ligadas à complexidade do seu objecto de estudo. Estabelecemos depois algumas relações entre a Ecologia Humana e as problemáticas associadas aos fenómenos de produção e de consumo e seus impactes no ambiente. A alteração do tipo de relações entre o homem e a natureza envolvidas nestas actividades implica mudanças de atitudes e comportamentos, para as quais o sistema educativo poderá dar o seu contributo. Segue-se uma breve descrição da evolução das relações de produção e consumo, numa tentativa de compreender o êxito evolutivo do homem, o seu afastamento da natureza e a necessidade do reencontro. Neste tema centramo-nos, de modo particular, na análise da situação actual; como consumidor e produtor põe em causa o equilíbrio global da Biosfera, quer pelo número, quer pelos padrões de consumo. Foi nos países industrializados que os movimentos consumeristas surgiram, verificando-se a sua posterior expansão a todos os continentes. Os movimentos dos consumidores e de defesa do ambiente desenvolveram-se durante décadas com políticas distintas, com objectivos próprios, estruturas institucionais e associativas autónomas. O movimento ecologista ultrapassou em implantação o movimento consumerista e a sua mensagem impregnou-o. Preocupações ligadas á concretização do Mercado Único Europeu intensificaram a adopção de medidas destinadas à defesa do consumidor. A integração de Portugal na Comunidade Europeia acarretou a transposição dessas medidas para a legislação nacional. A educação do consumidor, como instrumento de concretização dessa política passa a ser uma exigência. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12306 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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